Palestino que participou de documentário vencedor do Oscar é morto por colono judeu
Odeh Hadalin foi atingido nos pulmões por Yinon Levi, colono que já foi sancionado pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos

O ativista palestino Odeh Hadalin, parte do documentário vencedor do Oscar No Other Land (Sem Chão, na tradução), foi morto nesta segunda-feira, 28, por um colono judeu, informou o co-diretor do longa, Yuval Abraham. No X, antigo Twitter, Abraham publicou um vídeo no qual o colono, identificado como Yinon Levi, aparece realizando uma série de disparos contra palestinos. Hadalin estava entre o grupo e, segundo o jornalista, não resistiu após ser atingido nos pulmões.
“Um colono israelense acaba de atirar nos pulmões de Odeh Hadalin, um ativista notável que nos ajudou a filmar ‘No Other Land’ em Masafer Yatta. Os moradores identificaram Yinon Levi, sancionado pela UE e pelos EUA, como o atirador. Este é ele no vídeo atirando como um louco”, escreveu Abraham, comunicando mais tarde: “Odeh acabou de morrer. Assassinado.”
An Israeli settler just shot Odeh Hadalin in the lungs, a remarkable activist who helped us film No Other Land in Masafer Yatta. Residents identified Yinon Levi, sanctioned by the EU and US, as the shooter. This is him in the video firing like crazy. pic.twitter.com/xH1Uo6L1wN
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) July 28, 2025
+ Grupos israelenses de direitos humanos acusam Israel de cometer genocídio em Gaza
Diretor sequestrado
Não é a primeira vez que um palestino envolvido no documentário é alvo de violência. Em março, o codiretor Hamdan Ballal foi linchado e detido pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). Na época, Abraham também publicou a denúncia nas redes sociais e informou que os soldados israelenses “o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando”, acrescentando: “Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então.”
Um dia depois, Ballal foi libertado. Abraham disse que o colega foi “vendado”, ficou “a noite toda algemado” e foi “espancado em uma base militar” israelense, mas que havia sido libertado e estava “prestes a voltar para casa com sua família”. No Other Land aborda o panorama catastrófico da guerra na Faixa de Gaza através da vida da palestina Adra e sua família. O longa, inclusive, mostra a destruição provocada por ataques israelenses à comunidade de Masafer Yatta, no sul da Cisjordânia, na tentativa de expulsar a população do local.