Padaria se desculpa por substituir Jesus por enrolado de salsicha
Rede de padarias substituiu menino Jesus por salgadinho em presépio
Pode parecer piada, mas um caso inusitado foi divulgado hoje pelo jornal New York Times: A Greggs, maior rede de padarias do Reino Unido, foi obrigada a emitir um comunicado pedindo desculpas por montar um presépio com Jesus Cristo representado como um enrolado de salsicha.
O presépio montado pela rede foi utilizado para promover a venda do Calendário da Natividade –uma espécie de contagem regressiva até o Natal– da rede. Cada um dos primeiros 24 dias de dezembro na folhinha revelam um cupom da empresa, que pode ser trocado nas padarias por itens como tortas, pães e… enrolados de salsicha.
A ação gerou indignação de diversas pessoas e grupos religiosos. Simon Richards, diretor da Associação pela Liberdade, grupo libertário britânico, disse que é “doentio” e “anti-cristão” a releitura da Greggs do menino Jesus como um salgadinho, e pediu no Twitter um boicote contra a rede. “Todos sabemos que eles nunca ousariam insultar outras religiões”, escreveu.
“Pedimos desculpas por quaisquer ofensas causadas, essa nunca foi a nossa intenção”, disse um porta-voz da Greggs, de acordo com o New York Times, ressaltando que o salgado utilizado para representar o menino Jesus na manjedoura, um dos momentos mais significativos entre cristãos, “não se trata apenas de um enrolado de salsicha, mas de um que já foi mordido”.
Como de costume com assuntos polêmicos, as redes sociais potencializaram a discussão sobre o tema. “Nunca pensei que veria a sentença ‘Greggs pede desculpa por substituir Jesus por enrolado de salsicha. Um daqueles momentos que faz você ficar feliz por estar vivo”, escreveu uma usuária do Twitter, que foi contestada por outra pessoa na rede social: “divirta-se no inferno”.
Houve quem aproveitasse a ação da Greggs para fazer piada também. Alguns usuários da rede social pontuaram que ‘Jesus’ lido de trás para frente é ‘Susej’ — o som da pronúncia assemelha-se a ‘sausage’, palavra em inglês para ‘salsicha’. Outro postou a imagem de uma travessa com doze enroladinhos, os quais foram classificados como ‘os 12 apóstolos’.