Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Otan realizará maiores manobras militares desde a Guerra Fria

Exercícios se darão na Noruega e na região próxima da Rússia, que anexou a Crimeia em 2014 e está instalando nova base militar no Ártico

Por Da Redação
Atualizado em 2 out 2018, 20h17 - Publicado em 2 out 2018, 16h22

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizará as suas maiores manobras militares desde a Guerra Fria a partir do final do mês de outubro. O Exercício Trident Juncture 18 mobilizará 45.000 soldados e será realizado na Noruega, país que faz fronteira com a Rússia.

“Este é um dos nossos maiores exercícios em muitos anos. Incluirá 45.000 participantes de 31 países aliados e sócios, cerca de 150 aviões, 60 navios e mais de 10.000 veículos”, afirmou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em entrevista à imprensa.

Por duas semanas, a partir de 25 de outubro, as forças militares dos 29 países membros da Otan realizarão exercícios aéreos, terrestres e marítimos que percorrerão, além das zonas central e leste Noruega, as “zonas circundantes”, incluindo Islândia, Finlândia e Suécia.

Segundo representantes da Otan, o treinamento será o “maior desde o fim da URSS em 1991”.

Continua após a publicidade

Desde a explosão do conflito na Ucrânia e a anexação da Crimeia por Moscou, em março de 2014, os aliados da Otan reforçaram sua presença no Leste Europeu, especialmente nos países bálticos, fronteiriços com a Rússia.

A Noruega tem uma fronteira terrestre de 196 km com a Rússia, e a Frota do Norte da Rússia tem sua base principal em Severomorsk, a cerca de 100 km da fronteira com a Noruega, na Península de Kola. No final de agosto, o governo de russo anunciou a instalação de uma nova base de defesa antiaérea no Ártico, supostamente para a proteção de suas jazidas de petróleo e gás.

Continua após a publicidade

“O exercício é defensivo e é transparente. Todos os membros da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), incluindo a Rússia, foram convidados a enviar observadores”, explicou Stoltenberg.

O porta-voz afirmou ainda que as manobras simularão uma situação de ataque contra um dos Estados membros da organização, de forma “fictícia, mas realista”.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.