Oitavo avião da FAB com repatriados de Israel chega ao Brasil
Até o momento, não há previsão de novos embarques de Tel Aviv. Cerca de 30 brasileiros aguardam resgate na Faixa de Gaza
Pousou na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro o oitavo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados de Israel desde o início do conflito com o Hamas, no último dia 7. A aeronave deixou a região de Tel Aviv neste domingo, 22, por volta das 18h e chegou às 4h no Rio. O avião trouxe mais 209 passageiros e 9 animais domésticos.
A articulação para repatriar os brasileiros começou no último dia 7 de outubro. Ao todo, cerca de 1.400 pessoas foram resgatadas por aeronaves militares brasileiras. Segundo levantamentos da embaixada brasileira, aproximadamente 2.700 pessoas manifestaram o interesse de retornar ao Brasil. Cidadãos sem passagem aérea, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças são classificados como prioridade nesse processo.
O comunicado do Itamaraty diz que não há previsão para novos embarques de brasileiros repatriados. Segundo a entidade, tendo em vista as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto Ben Gurion, “não se preveem voos adicionais”. Uma outra aeronave da FAB está em Cairo, no Egito, e aguarda instruções da embaixada. O Itamaraty informa ainda que um grupo de cerca de 30 brasileiros que aguarda retirada da Faixa de Gaza segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximos ao Egito.