O que significam as cores das vestes do papa no caixão?
Tanto a 'casula', roupas litúrgicas do pontífice, quanto o forro do caixão são vermelhos

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 22, as primeiras fotos do papa Francisco após a sua morte. As fotos do caixão aberto foram feitas na capela da Casa de Santa Marta, onde ele viveu durante os doze anos de pontificado.
Nas imagens, é possível ver diversos elementos religiosos e próprios da Igreja Católica, como a mitra (chapéu do papa), um terço e seu anel de bispo nas mãos, e a casula – as vestes litúrgicas do pontífice.

Francisco está vestido como se fosse para uma celebração. Sua casula é vermelha, porque ele é um sucessor do apóstolo Pedro, considerado por historiadores e pela Igrejas Católica como o primeiro bispo de Roma e, portanto, o primeiro papa. Ele teria sido martirizado em Roma, e por isso pontífices são velados de vermelho: a cor do sangue dos mártires que morreram por Cristo e do fogo do Espírito Santo, dom divino dado aos apóstolos para comandar a Igreja.
Não é uma cor de tristeza, mas sim de reforço da missão papal, que remete à ideia dar a vida pelo evangelho. O tom é usado em vários ritos católicos, como o Domingo de Ramos, Sexta-Feira Santa e Pentecostes, e é comum para os padres também.
Tanto a casula do papa quanto o forro do caixão são vermelhos. Desde a morte do papa Paulo VI, em 1978, todos os pontífices são sepultados com vestes dessa cor.
O anel em sua mão, por sua vez, não é o papal, chamado de “anel de pescador”, que foi destruído após sua morte. Mas sim um que ganhou quando era bispo.

O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será no sábado, 26, às 10h locais (5h em Brasília). Seu caixão com o corpo será trasladado para a Basílica de São Pedro às 9h de quarta-feira, 23, 4h em Brasília.
Antes do sepultamento, está prevista uma missa de corpo presente (missa de exéquias) que deve reunir cerca de 300 mil fiéis na praça de São Pedro. O rito será presidido pelo cardeal decano, Giovanni Battista Re, e deve contar com a presença de chefes de Estado, integrantes da igreja e delegações de governo.