O que se sabe sobre o suspeito de ataque em feira de Natal na Alemanha
Atropelamento matou cinco pessoas e feriu outras 200 em Magdeburg

O homem suspeito de invadir uma feira de Natal na cidade de Magdeburg, na Alemanha, e atropelar centenas de pessoas de carro é um médico e agiu sozinho, segundo as autoridades. A imprensa internacional afirma que se trata de Taleb A, de 50 anos, especialista em psiquiatria.
Ele foi preso após invadir a feira com uma BMW na noite de sexta-feira, 20, em um episódio tratado como um ataque terrorista. Cinco pessoas morreram e outras 200 foram atingidas. Segundo as autoridades, o suspeito é da Arábia Saudita e morava na Alemanha desde 2006 e trabalhava em uma clínica perto da cidade.
Segundo a agência de notícias AP, o perfil de Taleb nas redes sociais contém publicações anti-islâmicas, com preconceito à religião e apoio à extrema-direita. Ele também criticou as autoridades alemãs, dizendo que elas não fizeram o suficiente para combater o islamismo da Europa.
“Só podemos dizer com certeza que o perpetrador era evidentemente islamofóbico. Podemos confirmar isso. Todo o resto é uma questão para investigação posterior e temos que esperar”, afirmou a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser.
“Foi um ataque terrível, insano. É importante que permaneçamos juntos como país, que o ódio não determine como vivemos juntos”, afirmou o premiê alemão Olaf Scholz. “Quase 40 pessoas estão tão gravemente feridas que devemos ficar muito preocupados com elas”, concluiu.