Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Netanyahu suspende ministro que sugeriu ‘bomba nuclear’ em Gaza

Primeiro-ministro de Israel disse que falas de Amichay Eliyahu são 'desconectadas da realidade' e o proibiu de participar das reuniões de governo

Por Da Redação
Atualizado em 5 nov 2023, 16h04 - Publicado em 5 nov 2023, 14h23

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu suspendeu o ministro do Patrimônio do país, Amichay Eliyahu, após ele ter sugerido em entrevista que lançar uma bomba nuclear sobre a Faixa de Gaza seria “uma opção”. Em conversa em uma rádio israelense, o ministro ultranacionalista afirmou que não estava satisfeito com as respostas de Israel ao Hamas depois dos ataques de outubro.

Na entrevista, Eliyahu deu indícios de ser a favor de que Israel seja mais incisivo na escalada contra o grupo terrorista e, para muitos, também deixou a entender que estava ignorando as vidas dos 240 os reféns israelenses que estão sob posse do Hamas.

Netanyahu rebateu rapidamente as declarações de seu subalterno. Afirmou que eram “desconectadas da realidade”, além de punir o ministro. Diante da repercussão de sua fala, Eliyahu foi às redes sociais para se retratar. Disse que sua fala era “metafórica”, mas ponderou que Israel precisa dar “uma resposta poderosa e desproporcional ao terrorismo”. Ele também disse que o governo israelense está empenhado para resgatar os reféns a salvo.

Muitos parentes dos reféns se revoltaram com a entrevista concedida pelo ministro de Israel à rádio. O país possui noventa ogivas nucleares, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.

De acordo com o último relatório do grupo extremista Hamas, que controla Gaza, mais de 9 mil palestinos, sobretudo civis, foram mortos pelos bombardeios de Israel na região até agora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.