Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Não há conclusão sobre caso Khashoggi, diz Departamento de Estado dos EUA

Pasta classifica como "imprecisas" reportagens segundo as quais a CIA concluiu que príncipe herdeiro saudita bin Salman ordenou assassinato de jornalista

Por Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h03 - Publicado em 17 nov 2018, 19h01

Um comunicado do Departamento de Estado dos Estados Unidos nega que as agências de inteligência americanas, como a CIA, tenham concluído que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, ordenou o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, classificando as reportagens nesse sentido como “imprecisas”.

O jornal Washington Post revelou nesta sexta-feira 16 que a CIA havia concluído que bin Salman foi o mandante do crime. O príncipe herdeiro e a Arábia Saudita são aliados próximos dos Estados Unidos.

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, afirmou que “ainda há diversas perguntas sem respostas”. Ela também disse que a pasta “continuará a procurar todos os fatos relevantes.”

O governo da Arábia Saudita nega as afirmações sobre o príncipe herdeiro.

Neste sábado, o presidente americano, Donald Trump, conversou com Gina Haspel, chefe da CIA, sobre a conclusão da agência de espionagem em relação ao assassinato de Jamal Khashoggi. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, Trump telefonou para Haspel e para o Secretário de Estado, Mike Pompeo, enquanto voava rumo à Califórnia.

Sanders limitou-se a comentar que o presidente norte-americano confia na agência de espionagem e não forneceu mais detalhes.

Neste sábado, antes de voar para a Califórnia, que passa por incêndios com mais de 1.000 desaparecidos e 74 mortos, Donald Trump afirmou que a Arábia Saudita é uma “ótima aliada”. “Verdadeiramente espetacular em termos de empregos e desenvolvimento econômico (…) Fomos informados que ele (o príncipe saudita) não desempenhou nenhum papel, teremos que descobrir o que eles dizem”, disse.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.