Mulher é resgatada com vida após quase 60 horas soterrada em Mianmar
Ela foi socorrida com estado de saúde estável em uma complexa operação de cinco horas no perímetro do Great Wall Hotel, em Mandalay

Uma mulher foi retirada com vida nesta segunda-feira, 31, dos escombros de um hotel em Mianmar após permanecer soterrada por quase 60 horas, anunciou a embaixada da China no país. O governo chinês enviou ajuda e funcionários para auxiliar as equipes de resgate, que buscam por desaparecidos após um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingir o país asiático na última sexta-feira, 28, provocando mais de 1.700 mortes e 3.400 feridos.
A mulher foi resgatada com estado de saúde estável em uma complexa operação de cinco horas no perímetro do Great Wall Hotel, em Mandalay, segunda maior cidade de Mianmar. No momento, equipes atuam para tentar libertar pessoas presas em prédios desabados no centro do país. No domingo, 30, uma mulher grávida conseguiu ser retirada dos entulhos após ter a perna amputada, mas morreu pouco depois. Ela ficou dois dias presa nas ruínas de um complexo de apartamentos de 12 andares.
Os trabalhos de emergência foram prejudicados pela falta de equipamentos, bem como quedas de energia e de comunicação. A eletricidade e a internet caíram em várias partes de Mianmar após os tremores, incluindo nas cidades de Mandalay e Sagaing. Além disso, estradas e pontes danificadas dificultaram as operações.
As buscas continuam também na capital da Tailândia, Bangkok, que foi atingida pelo mesmo terremoto. Por lá, as equipes procuram por 76 trabalhadores que estão presos sob um arranha-céu que estava em construção.
+ Vídeo: Arranha-céu desmorona em Bangkok, na Tailândia, após terremoto
Intensidade do terremoto
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) disse que o terremoto foi superficial, a uma profundidade de apenas 10 km, com o epicentro perto da cidade de Mandalay, no centro do país, a cerca de 50 km da cidade de Monywa. Sua magnitude faz dele um dos sismos mais poderosos a atingir a região nos últimos tempos; um tremor secundário, de magnitude 6,4, ocorreu 12 minutos depois.
O tremor de magnitude 7,7 se assemelha, segundo especialistas, ao que matou mais de 50 mil pessoas na Turquia, em 2023. O fenômeno matou mais de 50 mil pessoas.