Mulher acusa Gérard Depardieu de apalpá-la nas nádegas e nos seios por três vezes
Ator de 76 anos enfrenta acusações de assédio sexual de uma cenógrafa de 54, identificada como Amelie, e uma assistente de 34, Sarah

Uma mulher acusou o ator francês Gérard Depardieu em julgamento em Paris nesta quarta-feira, 26, de apalpá-la nas nádegas e nos seios por três vezes durante as gravações do filme Les Volets Verts, do diretor Jean Becker, em 2021. O artista de 76 anos enfrenta acusações de assédio sexual de uma cenógrafa de 54 anos, identificada como Amelie, e uma assistente de 34, Sarah. Ele alega inocência.
No terceiro dia de julgamento, Sarah (pseudônimo) testemunhou que, primeiro, Depardieu “tranquilamente” tocou suas nádegas. A ação a deixou “em choque” e petrificada”, impossibilitando que falasse “não”. No segundo incidente, ele colocou as duas mãos em seus seios. Dessa vez, a mulher contou que “disse não, estava com medo”. Ela o rejeitou por uma terceira vez, em outro dia, nos bastidores do set e contou o que estava acontecendo ao seu gerente direto, que alertou outros responsáveis pela produção do filme. O ator, segundo ela, ficou irado.
Depardieu, por sua vez, negou as acusações, afirmando: “Eu acho que talvez, não sei, ela estava cautelosa por causa da minha reputação de ser vulgar, grosseiro, rude”, disse Depardieu. “Mas eu não sou só isso. Eu ainda respeito as pessoas”. Ele também disse que raramente está sozinho nas filmagens, uma vez que anda acompanhado de seu guarda-costas.
Cerca de vinte mulheres já denunciaram Depardieu por assédio sexual, mas muitos dos casos prescreveram. Em 2018, a atriz francesa Charlotte Arnould tornou-se a primeira a registrar uma queixa contra Depardieu por estuprá-la duas vezes. Seu processo segue em avaliação e ainda não foi levado aos tribunais.
Na véspera, o artista admitiu que usava linguagem vulgar e sexualizada com a figurinista e que agarrou os quadris dela em uma discussão. Ele, no entanto, rejeitou qualquer intenção sexual. A audiência continuará na quinta-feira, mas o veredito só será divulgado posteriormente. Caso condenado, Depardieu pode pegar até cinco anos de prisão e uma multa de 75 mil euros (cerca de R$ 464 mil).