Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Michelle Bachelet será responsável na ONU por Direitos Humanos

Ex-presidente do Chile foi diretora do ONU-Mulheres; seu nome terá de ser aprovado pela Assembleia Geral

Por Da Redação
Atualizado em 8 ago 2018, 19h42 - Publicado em 8 ago 2018, 16h31

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou nesta quarta-feira (8) a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet como alta comissária para os Direitos Humanos. Seu nome deverá passar pela aprovação da Assembleia Geral da ONU.

Se aprovada, Bachelet deverá substituir o jordaniano Zeid Ra’ad Al Hussein, que ocupa o cargo desde 2014 e cujo mandato termina no final deste mês. Guterres já informou sua escolha aos 193 países da organização, mas por enquanto não foi divulgado nenhum documento oficial a respeito.

A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, informou a decisão a um grupo de embaixadores na terça-feira. O escritório do secretário-geral não quis confirmar a decisão, mas espera que um anúncio formal seja feito em breve.

Vítima de tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet, a médica pediatra Bachelet foi presidente do Chile em dois períodos –  entre 2006 e 2010 e entre 2014 e março deste ano, quando entregou o cargo a Sebastián Piñera. Atuou como primeira diretora-executiva da ONU Mulheres, entre 2010 e 2013, e atualmente lidera uma aliança internacional para a saúde das mães, dos recém-nascidos e das crianças.

Continua após a publicidade

Nas últimas semanas, seu nome circulou para a substituição de Zeid. O cargo havia sido postulado publicamente pelo suíço Nils Melzer, atualmente relator especial da ONU sobre a tortura.

Zeid se destacou no cargo por seu tom muito crítico aos  governos e líderes sobre a questão da tortura e, em dezembro do ano passado, anunciou que não tentaria um segundo mandato de quatro anos porque não queria fazer concessões políticas.

(Com Reuters e EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.