Meteoro em forma de ‘bola de fogo’ cruza céu do Japão; veja vídeos
Moradores afirmam que luz do fenômeno fez parecer que noite virou dia
Um enorme meteoro percorreu os céus do oeste do Japão durante a noite de terça-feira, 19. O fenômeno, comparado nas redes sociais com uma “bola de fogo”, impressionou moradores, que publicaram fotos e vídeos do momento.
“Parecia a luz do dia. Por um momento, eu não sabia o que havia acontecido e fiquei muito surpreso”, disse Yoshihiko Hamahata, morador de Miyazaki, à emissora NHK. “Tudo se tornou tão brilhante que eu podia ver claramente as formas das casas ao nosso redor”.
Watch BLINDING flash over Japan’s Kyushu and Shikoku
A FIREBALL tears into Earth’s atmosphere
Cam footage shows bright BLUE light in sky pic.twitter.com/Z7woc02M3b
— RT (@RT_com) August 19, 2025
O corpo celeste transformou a noite em dia nas proximidades do Monte Sakurajima, na prefeitura de Kagoshima. Por volta de 23h, sete câmeras de observação que monitoram o vulcão Sakurajima ficaram completamente brancas pela superexposição à luz intensa do meteoro.
Oito minutos depois, se registrou uma notável onda de pressão atmosférica a sudeste do local, com vibrações no solo sendo detectadas por instrumentos sísmicos. Para o chefe do Museu Espacial de Sendai, Toshihisa Maeda, o meteoro parecia estar indo em direção ao pacífico.
Esse tipo de meteoro, chamado de bola de fogo, é conhecido por ser muito mais brilhante do que seus primos “comuns”. Ele surge quando um pedaço de asteroide ou cometa entra na atmosfera terrestre em uma velocidade alta o suficiente para produzir um intenso rastro luminoso.
+ Suécia ‘reboca’ igreja centenária para salvá-la de afundamento do solo; veja vídeo
Meteor Japan
A meteor fireball blazed through the skies in Japan on the 19th of August, 2025.
Residents in Kyushu and Shikoku captured incredible images of the massive blue flash as it entered Earth’s atmosphere.#Japan #Meteor pic.twitter.com/takeXeu3JK
— Chyno News (@ChynoNews) August 20, 2025
A Agência Meteorológica do Japão declarou que não há confirmação da queda de nenhum fragmento do corpo celeste na terra. Segundo especialistas, a maioria dos meteoros desse tipo se desintegra completamente na atmosfera.







