Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mercosul expressa preocupação, mas não expulsa a Venezuela

Todos os presidentes assinaram a declaração, exceto Evo Morales, da Bolívia

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h40 - Publicado em 21 jul 2017, 16h28

O bloco aduaneiro sul-americano Mercosul e outros países da região pediram o restabelecimento da ordem constitucional na Venezuela e expressaram preocupação com a crise política e econômica no país caribenho.

Conforme uma declaração divulgada pela chancelaria argentina, “Os Estados-membros do Mercosul e os Estados associados de Chile, Colômbia e Guiana, assim como o México, reiteram sua profunda preocupação com o agravamento da crise política, social e humanitária na República Bolivariana da Venezuela”.

Todos os presidentes assinaram a declaração – exceto Evo Morales, da Bolívia. Apesar disso, não houve nenhum acordo durante a cúpula em relação a sanções ou a uma possível expulsão da Venezuela,

A situação da Venezuela, onde a violência política tem crescido nos últimos meses, foi um dos temas centrais da reunião do Mercosul – formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – realizada entre quarta-feira e sexta-feira na cidade argentina de Mendoza.

A Venezuela foi suspensa do Mercosul no fim do ano passado por não cumprir os requisitos exigidos para fazer parte do bloco, em meio a fortes críticas dos membros do grupo ao governo de esquerda de Nicolás Maduro.

Continua após a publicidade

Vários governos da América, entre eles Estados Unidos, Brasil, México, Peru e Argentina, têm pedido a Maduro que suspenda a eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Essa iniciativa é rejeitada pela maioria dos venezuelanos, que temem a suspensão das eleições no país e a perpetuação do chavismo no poder. Manifestantes contrários ao governo têm realizado protestos constantes. A repressão do regime já deixou mais de 100 mortos nos últimos três meses.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.