Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Manifestantes pedem liberdade em protestos contra lockdown na China

Chineses foram às ruas, derrubaram barreiras em Xangai e pediram a saída de Xi Jinping em protesto contra política de Covid zero

Por Da Redação 27 nov 2022, 10h41

A insatisfação da população da China contra a política de Covid zero do governo local e as rígidas medidas de lockdown impostas vem aumentando e tem provocado protestos inéditos. Em Xangai, uma multidão entoou cantos que pediam a remoção do líder Xi Jinping e o fim do partido comunista. Normalmente, os chineses evitam criticar o Partido Comunista, mas vídeos do episódio que circulam nas redes mostram o desespero dos presentes.

Na Universidade Tsinghua, em Beijing, estudantes se reuniram para dizer que “a liberdade vai prevalecer” e pediram o fim do lockdown.

Neste domingo (27), pelo segundo dia consecutivo, manifestantes tomaram as ruas de Xangai para protestar, mesmo após um confronto com a polícia no sábado (26) que terminou com diversas prisões.

Em uma fábrica da Foxconn, responsável pela produção de iPhones, em Zhengzhou, trabalhadores entraram em conflito com a polícia e arremessaram barreiras de metal usadas para conter a multidão e impedir a circulação.

Nem todas as manifestações envolvem a polícia. Em imagens que circulam nas redes, chineses fizeram uma vigília silenciosa à luz de velas em frente a um condomínio de luxo em Xangai, perto da estrada de Urumqi, onde as pessoas têm se reunido.

Continua após a publicidade

Os protestos vem chamando a atenção da comunidade internacional porque manifestações físicas são bastante incomuns na China. Sob a liderança de Xi Jinping, o governo tem evitado os protestos nas ruas. Os chineses insatisfeitos recorrem às redes sociais, onde precisam driblar os censores para manifestar suas críticas.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.