Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maioria nos EUA está envergonhada de gestão da pandemia pelo governo

Pesquisa divulgada pela CNN leva em conta o posicionamento político dos entrevistados; 51% dizem estar muito bravos com a Casa Branca

Por Da Redação
Atualizado em 19 ago 2020, 11h21 - Publicado em 19 ago 2020, 11h13

Segundo uma pesquisa de opinião feita pela consultoria SSRS e divulgada pela emissora americana CNN nesta quarta-feira, 19, quase sete em cada dez americanos se dizem envergonhados com a resposta do governo do presidente Donald Trump à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O descontentamento com a situação no país também subiu. Dos que se dizem zangados com a maneira que o governo está lidando com a pandemia no país, cerca de oito em cada dez entrevistados – 51% – dizem estarem muito bravos. Esse é o maior índice registrado pela CNN, que desde 2008 realiza essa pergunta em pesquisas periódicas. O recorde anterior era de 35%, alcançada tanto em 2008 quanto em 2016, durante o governo de Barack Obama.

ASSINE VEJA

A encruzilhada econômica de Bolsonaro
A encruzilhada econômica de Bolsonaro Na edição da semana: os riscos da estratégia de gastar muito para impulsionar a economia. E mais: pesquisa exclusiva revela que o brasileiro é, sim, racista ()
Clique e Assine

Para 55% dos entrevistados, o pior da pandemia, que já vitimou mais de 170.000 americanos, ainda está por vir. Com a interiorização do vírus, saindo das grandes capitais para as pequenas cidades, 67% das pessoas disseram que conheciam alguém que fora infectado pela doença.

Os 76% dos que se definiram como democratas e 58% como independentes são os que mais são pessimistas quanto ao cenário da pandemia. Já os republicanos são os mais otimistas: apenas 26% ainda acreditam que o pior está por vir. A volta à normalidade também é discrepante, uma vez que 82% dos republicanos e 18% de democratas dizem estar confortáveis em voltar às antigas rotinas.

Continua após a publicidade

Trump apenas se sobressai na avaliação sobre sua gestão da economia do país, que vive uma das piores recessões da história. Seu trabalho é avaliada positivamente por 51% dos entrevistados. No entanto, dos 49% que desaprovam, 43% acreditam que a economia está piorando, um aumento de 8% em relação ao que foi registrado em junho.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 de agosto e entrevistou 1108 pessoas – das quais 987 são registradas para votar – por telefone e pessoalmente. Os resultados possuem margem de erro de 3,7% para mais ou para menos e as perguntas levaram em conta o posicionamento político dos entrevistados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.