Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maior ciclone em Mianmar em dez anos destrói mais de mil casas

Até o momento, pelo menos três pessoas morreram no país que já enfrentava uma guerra civil entre o governo militar e a milícia pró-democracia

Por Da Redação 15 Maio 2023, 13h09

O ciclone Mocha, que atingiu o oeste de Mianmar, deixou pelo menos três pessoas mortas, 13 feridas e mais de mil prédios foram danificados, de acordo com a mídia estatal do país. Porém, moradores contam que, apesar de muitas cabanas de bambu terem sido danificadas, os campos de refugiados no sudeste de Bangladesh para muçulmanos rohingya de Mianmar escaparam do pior da tempestade.

O maior impacto do ciclone foi sentido no estado de Rakhine, onde os ventos chegaram a até 210 km/h e arrancaram telhados de casas e provocaram uma tempestade que inundou a capital provincial de Sittwe no último domingo, 14. Rakhine já era uma região devastada por conflitos internos em Mianmar entre a junta militar que está no poder e a milícia.

+ Ditadura de Mianmar deixa 100 mortos em ataque aéreo, diz jornal local

O canal de notícias Myawaddy TV, de propriedade militar, afirmou que mais de 850 casas, 64 escolas, 14 instalações de saúde e sete torres de comunicação foram destruídas ou danificadas pela tempestade, que foi uma das mais poderosas a atingir o país em anos. Um porta-voz da milícia do Exército Arakan no estado de Rakhine disse que estava usando seu equipamento de comunicação para coletar informações sobre o impacto da tempestade porque as redes civis foram severamente interrompidas.

De acordo com o escritório humanitário da ONU (OCHA), seis milhões de pessoas na região já precisavam de assistência humanitária antes da tempestade, entre elas 1,2 milhão de pessoas deslocadas internamente por conflitos étnicos. Os danos da tempestade em acampamentos de deslocados, feitos principalmente com bambu, estão sendo avaliados por autoridades do OCHA.

+ Suspeita de massacre: ao menos 22 pessoas morrem em mosteiro de Mianmar

Antes do ciclone Mocha atingir a costa na tarde de domingo, cerca de 400 mil pessoas foram evacuadas em Mianmar e Bangladesh para evitar grandes baixas. Em 2008, o ciclone Nargis varreu partes do sul de Mianmar, deixando quase 140 mil mortos.

Em Sittwe, a maioria dos edifícios foi danificada, incluindo o principal hospital que perdeu partes de seu telhado. No estado vizinho de Chin, que tem visto combates intensos entre as forças da junta e insurgentes pró-democracia, os ativistas estavam tendo dificuldade em tentar acessar o impacto da tempestade em áreas sob um blecaute de comunicação da junta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.