Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maia traz recado de Alberto Fernández para Bolsonaro

Presidente eleito da Argentina transmite mensagem de "respeito e apreço" a Bolsonaro

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2019, 17h59 - Publicado em 5 dez 2019, 17h43

Diante da perspectiva de atritos entre Brasil a Argentina a partir da posse do peronista Alberto Fernández, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), liderou uma missão parlamentar a Buenos Aires nesta quinta-feira, 5, e reiterou ao próprio presidente eleito do país que espera “boas relações” entre os governos. A iniciativa sinaliza para um novo papel do deputado, desta vez na seara diplomática: o de anteparo em caso de conflitos bilaterais. O presidente Jair Bolsonaro rejeitou comparecer à posse de Fernández, no dia 10.

O encontro não estava previsto. Maia liderou uma comitiva pluripartidária com deputados – Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Paulo Pimenta (PT-RS), Baleia Rossi (MDB-SP), Eumar Nascimento (DEM-BA), Orlando Silva (PCdoB-SP) – para se encontrarem com o peronista Sergio Massa, que deverá assumir a Presidência do Parlamento argentino.

Após a reunião, Maia foi convidado por Massa  a conhecer Fernández. O argentino pediu para que a delegação brasileira transmitisse a Bolsonaro seu desejo de manter uma convivência saudável, dados os desafios da economia mundial e a ameaça dos Estados Unidos de sobretaxar tanto o aço brasileiro e argentino.

“Se nos respeitarmos, será mais fácil conviver. Transmitam ao presidente Jair Bolsonaro o meu respeito e o meu apreço para trabalharmos juntos”, disse. “Temos um destino em comum. Temos que cuidar para que nenhuma conjuntura altere nossa relação”, disse Fernández a Maia.

Fernández estava acompanhado pelo futuro chanceler argentino, Felipe Solá, e pelo próximo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, ao qual se referiu como “alguém de quem eu gosto muito”. O presidente eleito demonstrou esperar uma boa relação com Bolsonaro porque o “Brasil é um irmão com outro idioma”.

Continua após a publicidade

Maia disse que Bolsonaro estava à par da visita da delegação brasileiro à Argentina e disse esperar uma “boa relação” entre os governos. A mensagem de Bolsonaro contrasta com o histórico de seus ataques contra o argentino. O presidente chamou Fernández de “bandido” às vésperas das eleições e disse que “os argentinos escolheram mal” após a vitória do peronista.

O presidente eleito da Argentina tomará posse no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires, sem a presença de Bolsonaro nem do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, que declarou que as “forças do mal estão comemorando” a vitória peronista. O Brasil será representado pelo ministro Osmar Terra, da Cidadania.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.