Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em meio à pressão internacional, Maduro antecipa Natal na Venezuela para 1° de outubro

Oposição afirma que movimento é distração para conter pressão internacional por conta do resultado da eleição presidencial da Venezuela

Por Ernesto Neves Atualizado em 3 set 2024, 11h44 - Publicado em 3 set 2024, 11h23

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira, 3, que vai adiantar o feriado de Natal para 1° de outubro.

A decisão foi comunicada ao vivo na TV e encarada na Venezuela como uma distração contra a enorme pressão internacional por conta do resultado da eleição presidencial de 28 de julho. O ditador foi declarado vencedor do pleito pelo Conselho Nacional Eleitoral para um terceiro mandato de seis anos.

“Está chegando setembro e pensei: estamos em setembro e já cheira a Natal. E por isso este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança”, afirmou.

Essa não é a primeira vez que o chavista modifica o calendário das festividades.

Em 2020, diante do agravamento da recessão econômica causada pela pandemia, Maduro decretou que as festividades natalinas deveriam ocorrer em 15 de outubro.

Continua após a publicidade

Desta vez, o decreto acontece menos de 24 horas depois da ordem de prisão contra o opositor Edmundo González Urrutia e em meio à profunda crise política.

O governo ordenou a prisão de Urrutia por suposto forjamento de documento público, instigação à desobediência de leis, conspiração, sabotagem e associação ilícita. “Ninguém está acima da lei”, afirmou Maduro, em seguida.

Urrutia recebeu três citações do Ministério Público. A investigação está relacionada à publicação de uma página da web, em que a principal coalizão opositora -a Plataforma Unitária Democrática (PUD)- garante ter conquistado “83,5% dos votos”, sustentando que houve fraude nas eleições presidenciais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.