Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Macron avisa Trump sobre ‘risco de guerra comercial’ por tarifas

Presidente francês afirmou que Europa responderá 'de maneira clara e proporcionada' a práticas que quebram regras do comércio mundial

Por EFE
9 mar 2018, 22h46

O presidente da França, Emmanuel Macron, avisou por telefone nesta sexta-feira o governante dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o “risco de guerra comercial” pelas tarifas ao aço e ao alumínio europeus e afirmou que a Europa responderá de “maneira clara e proporcionada”.

Em comunicado divulgado pela Presidência francesa, Macron afirmou que essas medidas protecionistas anunciadas por Trump contra “países aliados que respeitam as regras do comércio mundial” não serão eficazes “para lutar contra as práticas desleais”.

“Essas medidas introduzem o risco de provocar uma guerra comercial, na qual todos os países afetados sairão perdedores. A Europa responderá de maneira clara e proporcionada contra toda prática infundada e contrária às regras do comércio mundial”, manifestou Macron, segundo a nota divulgada pelo Palácio do Eliseu.

Desde o começo da semana, Trump colocou em xeque os mercados e governos de muitos países, entre eles os europeus, com a imposição de tarifas de 25% às importações do aço e de 10% do alumínio.

O presidente francês ressaltou que compartilha com o líder americano o objetivo de combater “as práticas desleais que criam uma concorrência desleal nas trocas comerciais internacionais”. Por isso, Macron ressaltou “a importância de reforçar as regras comuns do comércio internacional e a sua aplicação efetiva”.

O presidente francês também abordou com Trump o degelo entre Washington e o regime da Coreia do Norte.

“Macron comemorou o anúncio (de conversas) da Casa Branca. A comunidade internacional deve manter a sua união visando um diálogo exigente com a Coreia do Norte e que leve ao desmantelamento de armas nucleares na península da Coreia”, apontou a presidência francesa.

Os dois líderes também conversaram sobre a Síria e Macron ressaltou a “necessidade de uma ação clara para evitar um desastre humanitário”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.