Lula inicia viagem pela Ásia em meio à expectativa de encontro com Trump
Na Malásia, petista participará da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na qual possivelmente se reunirá com republicano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aterrissou nesta quarta-feira, 22, em Jacarta, capital da Indonésia, no pontapé inicial de uma viagem pela Ásia, que incluirá a Malásia no roteiro. A viagem ocorre meses após a visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil. Segundo o Palácio do Planalto, a “agenda marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com ênfase em cooperação econômica, agrícola, energética e de desenvolvimento sustentável”.
“Durante o encontro entre Lula e Subianto, os dois líderes devem aprofundar os entendimentos em áreas previstas no comunicado conjunto adotado durante a visita do presidente indonésio a Brasília: comércio e agricultura, segurança alimentar, bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa”, informou o Planalto em comunicado.
Lula partirá para a Malásia na sexta-feira, 24, onde participará do encontro de líderes do Leste Asiático (EAS) e da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). A visita tem como objetivo “intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais, com foco em setores estratégicos como energia, ciência, tecnologia e inovação”. Há expectativa, ainda, de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às margens da Asean. Fontes da diplomacia brasileira confirmaram a reunião à coluna Radar.
No início do mês, Lula e Trump realizaram um telefonema com saldo positivo. Pouco depois do bate-papo, o líder americano disse que os dois discutiram “muitos assuntos”, mas que a ligação focou na economia e no comércio entre os países. Ele também adiantou que deve se encontrar presencialmente com o petista em breve: “Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu.
Algumas horas mais tarde, Trump reafirmou que teve uma boa conversa com o presidente brasileiro, mas não respondeu se pretende diminuir as tarifas impostas sobre o Brasil, um dos pedidos feitos pelo governo Lula. Segundo ele, a reunião permite que agora ambos os países “comecem a fazer negócios”. O republicano, dias após a ligação, voltou a elogiar a “conversa muito boa” que teve com o petista na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, no final de setembro — antes, portanto, da conversa por telefone.
+ Trump detalha conversa com Lula e cita saldo positivo para futuras discussões
De cúpulas a fóruns
A Asean foi fundada em 1967 e reúne países do Sudeste Asiático com a finalidade de “assegurar estabilidade política, promover o desenvolvimento regional e aprofundar a integração econômica”, além de “consolidar uma zona de livre comércio e construir política externa e aduaneira unificadas entre seus membros”, de acordo com o Planalto. Espera-se que a cúpula formalize o ingresso do Timor-Leste como 11º membro da ASEAN, uma iniciativa apoiada pelo governo brasileiro.
“Essa cúpula tem algumas particularidades. É uma oportunidade de encontro com diversos líderes mundiais, já que todos os grandes países têm algum tipo de relação com a ASEAN e participam das cúpulas. Desde 2023, o Brasil mantém com a ASEAN uma parceria de diálogo setorial”, explicou o embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Lula marcará presença em uma “série de fóruns empresariais e encontros voltados ao fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e os países do Sudeste Asiático” em ambos os países, incluindo o Fórum Bilateral Brasil-Malásia, voltado para o setor privado. O comércio bilateral entre Brasil e Indonésia chegou a US$ 567,8 milhões até setembro de 2025, com o país ocupando o 19º lugar entre os destinos das exportações brasileiras. As trocas comerciais com Malásia, por sua vez, alcançaram a US$ 487,2 milhões no mesmo período.
Haddad faz aceno a Motta e Alcolumbre e manda recado
Bolsonaro e aliados presos: o que está previsto para esta quarta
Processo de Zambelli será destravado na CCJ na próxima semana
Brasil lança plano para cortar emissões da indústria na COP30
Salão do Automóvel muda de cara e dono: mais tecnológico e asiático







