Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Líderes da União Europeia aprovam acordo do Brexit

O pacto abre caminho para que seja formalizada a saída do Reino Unido do bloco a partir de 30 de março de 2019

Por Redação
Atualizado em 25 nov 2018, 09h31 - Publicado em 25 nov 2018, 09h27

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou neste domingo (25) que os países da União Europeia (UE) aprovaram o acordo para a saída do Reino Unido do bloco, o chamado Brexit. Os líderes também referendaram a declaração política sobre relações futuras entre as nações.

“Os 27 países da UE respaldaram o acordo de saída e a declaração política sobre as futuras relações entre a UE e o Reino Unido”, escreveu Tusk no Twitter.

Junto ao pacto de retirada e a declaração política, os membros do bloco pediram que sejam dados “os passos necessários” para garantir a entrada em vigor do acordo a partir de 30 de março de 2019.

Além disso, ressaltam a determinação dos países da UE de terem uma associação “tão próxima quanto possível” com o Reino Unido no futuro.

Continua após a publicidade

Apesar do apoio político de hoje, o acordo ainda deve ser aprovado em parlamentos, como o de Westminster, na Inglaterra, onde ainda não há garantia de apoios necessários para a aprovação do texto, e a Eurocâmara.

Além da aprovação nos parlamentos, para se transformar em um texto legal o acordo precisa da aprovação dos 27 Estados membros em nível de ministros no Conselho da UE. A decisão deve ser por maioria qualificada reforçada, ou seja, que pelo menos 72% dos países votem a favor e que esses Estados representem pelo menos 65% da população da UE.

Espanha

O sinal verde dos países da UE para o acordo de saída e a declaração política foi possível após serem atendidas as ressalvas da Espanha, que ameaçava se opor a ambos textos ao considerar que não haviam garantias jurídicas suficientes de que terá a última palavra em acordos futuros.

Continua após a publicidade

No entanto, neste sábado, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que votaria a favor do acordo entre a UE e o Reino Unido sobre o Brexit após conseguir uma “tripla blindagem histórica”, com garantias por escrito de todas as exigências da Espanha.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.