Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Liberado, Puigdemont acusa Espanha de ‘ataque judicial brutal’

Ex-presidente catalão e outros quatro oficiais foram liberados pela Justiça belga e deverão comparecer a uma audiência judicial no próximo dia 17

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h12 - Publicado em 6 nov 2017, 15h39

O ex-presidente catalão Carles Puigdemont criticou nesta segunda-feira o governo espanhol, em seus primeiros comunicados depois de ganhar liberdade condicional neste domingo na Bélgica junto de quatro ex-ministros da Catalunha. Por meio do Twitter e de artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian, o político acusou Madri de cometer um “ataque judicial brutal” contra as lideranças catalãs, oito das quais permanecem detidas na capital da Espanha.

Puigdemont afirma que o governo espanhol agiu de forma “arbitrária, não democrática e, na minha visão, fora da lei” na dissolução do Parlamento catalão. Madri, escreveu o político, “cometeu um ataque judicial brutal ao prender e criminalizar candidatos por promoverem  ideias que, apenas dois anos atrás, conquistaram níveis históricos de apoio popular”.

“Em liberdade e sem fiança. Nossa solidariedade aos companheiros injustamente presos por um Estado afastado da prática democrática”, tuitou Puigdemont, de Bruxelas. Ele e os quatro integrantes do governo destituído por Madri tiveram seus passaportes retidos, não podem deixar a Bélgica sem autorização e, como parte das medidas cautelares, precisam informar o local de domicílio no país. A primeira audiência do grupo diante da Justiça belga foi marcada para o dia 17 de novembro, segundo informa o jornal espanhol La Vanguardia.

O governo da Espanha manifestou nesta segunda-feira “máximo respeito” pela decisão das autoridades judiciais da Bélgica em deixar Puigdemont e os outros oficiais em liberdade condicional. “Por parte do governo, e dado que estamos falando de um sistema tão democrático como o espanhol, temos o máximo respeito pelas decisões dos juízes na Espanha, na Bélgica e em todos os Estados que respeitam a separação de poderes e a independência judicial”, disse nesta segunda-feira a vice-premiê espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría.

Continua após a publicidade

O caso envolvendo as autoridades catalãs tem provocado rusgas dentro do governo de coalizão belga. O ministro de Interior do país, o nacionalista flamengo Jan Jambon, criticou a ação do Executivo espanhol de Mariano Rajoy de processar criminalmente os políticos da Catalunha. “O que fizeram de errado? Eles apenas executaram o mandato que receberam dos eleitores”, disse Jambon em entrevista à rede de televisão flamenga VTM.

Por sua vez, o ministro belga das Relações Exteriores, o francófono Didier Reynders, criticou as declarações de seu companheiro de governo, a quem pediu para que “deixe a Justiça trabalhar” e que pare de acreditar “que poderá influir no que acontece na Espanha”.”É preciso deixar a Justiça belga e a Justiça espanhola fazerem seu trabalho”, indicou Reynders, alegando que “este é um caso que diz respeito, sobretudo, à Espanha”, informou a agência EFE.

(Com EFE) 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.