Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Justiça dos EUA proíbe Trump enviar ao México migrantes que pediram asilo

A política, batizada como "Fique no México" (Remain in Mexico), buscava deter os fluxos migratórios nas fronteiras

Por AFP Atualizado em 30 jul 2020, 19h50 - Publicado em 9 abr 2019, 02h55

Uma corte americana bloqueou, nesta segunda-feira 8, a política do governo do presidente Donald Trump de devolver ao México imigrantes que solicitaram asilo enquanto seus casos são analisados.

“É proibido aos acusados continuar implementando ou ampliando os ‘Protocolos de Proteção ao Migrante'”, escreveu na decisão o juiz federal Richard Seeborg, de San Francisco.

A decisão, que entra em vigor na próxima sexta-feira em todo o país e pode ser apelada, encerra, pelo menos temporariamente, os “Protocolos de Proteção ao Migrante”, voltados para solicitantes de asilo não mexicanos que entrem por essa fronteira com os Estados Unidos.

A política, batizada como “Fique no México” (Remain in Mexico), buscava deter os fluxos de imigrantes nas fronteiras. O magistrado ordenou também que os 11 centro-americanos envolvidos na demanda, devolvidos ao México após solicitar asilo, entrem no país. Os demandantes -provenientes de El Salvador, Honduras e Guatemala- foram os primeiros devolvidos por esta política na fronteira de San Yisidro, na Califórnia, que fica ao lado da cidade mexicana de Tijuana.

Por esta região chegou a maioria dos migrantes nas caravanas provenientes daAmérica Central, muito criticadas por Trump.

A ação foi apresentada pela organização Innnovation Law Lab contra a secretaria de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, que pediu demissão no domingo, num momento em que o presidente dos Estados Unidos busca endurecer a política de imigração.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.