Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Justiça do Peru nega recurso e homologa prisão do ex-presidente Castillo

Antigo mandatário tentou dissolver inconstitucionalmente o Parlamento peruano no último mês de dezembro

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 abr 2023, 14h24

O Supremo Tribunal do Peru rejeitou um novo recurso e decidiu homologar a prisão preventiva do ex-presidente peruano Pedro Castillo. A defesa argumentara que não haveria risco de fuga do ex-presidente e que Castillo não havia liderado ou integrado qualquer rede criminosa, mas o juiz César San Martín Castro rejeitou o pedido dos advogados e ratificou a prisão preventiva de 36 meses do ex-professor rural.

Castillo foi detido no último mês de dezembro depois de tentar dissolver inconstitucionalmente o Parlamento peruano. A tentativa de golpe foi mal sucedida e o ex-presidente foi destituído pelos parlamentares. Ele é investigado por supostos crimes de rebelião, formação de quadrilha, abuso de autoridade e grave perturbação da ordem pública por violação da ordem constitucional.

A tese da promotoria pública é a de que o ex-mandatário comandava da Presidência uma grande e complexa rede criminosa de lavagem de ativos e concessão ilegal de contratos de obras públicas. Pelos supostos caso de corrupção, dois ex-ministros do Peru também cumprem prisão preventiva. “A Sala Penal Permanente da Suprema Corte, presidida por César San Martín Castro, ratifica 36 meses de prisão preventiva ditados contra o ex-presidente Pedro Castillo Terrones, investigado pelo suposto crime de organização criminosa e outros”, assinalou o Judiciário peruano no Twitter. Castillo deve permanecer detido até dezembro de 2025, enquanto aguarda o julgamento.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.