Jogos de futebol do campeonato italiano são suspensos após morte de Francisco
As partidas ocorrerão no futuro, em datas ainda a serem definidas; clubes homenageiam pontífice apaixonado por futebol

Os quatro jogos da Série A da Itália programados para esta segunda-feira, 21, foram suspensos após o anúncio da morte do papa Francisco. O pontífice morreu em seus aposentos na Casa Santa Marta, no Vaticano, aos 88 anos – segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a causa foi um AVC grave.
As partidas ocorrerão no futuro, em datas ainda a serem definidas.
Os jogos adiados veriam uma disputa entre os clubes Torino e Udinese, Cagliari e Fiorentina, Génova e Lazio e Parma e Juventus. Muitos times lamentaram a morte do pontífice, incluindo o argentino San Lorenzo, time do coração do pontífice, que nunca escondeu sua paixão por futebol.
“Envoltos em profunda tristeza, de San Lorenzo hoje dizemos a Francisco: Adeus e obrigado! Estaremos juntos pela eternidade!”, afirmou o clube na rede social X, antigo Twitter.
O italiano Napoli, por sua vez, afirmou que “com o papa Francisco, se vai um homem do qual todos sentirão falta, não apenas os católicos”. “Ele transmitiu o sentido da bondade, da solidariedade, da inclusão”, disse o clube. Já a Internazionale afirmou que Francisco foi um “homem de fé, humildade e diálogo que soube falar ao coração de todos”.
O Coni (Comitê Olímpico Italiano), em comunicado, convidou “as federações nacionais e todos os organizadores de eventos a suspenderem suas competições desta segunda” e para respeitar um minuto de silêncio durante toda a semana.
O Tour dos Alpes, corrida de ciclismo que serve de preparação para o Giro d’Italia, começou nesta segunda, como previsto, respeitando um minuto de silêncio antes da largada da primeira etapa.