Japão: míssil norte-coreano atingiria ilha americana de Guam
Em agosto, o regime comandado por Kim Jong-un ameaçou publicamente lançar quatro mísseis nas proximidades do território dos Estados Unidos
Por Da redação
Atualizado em 15 set 2017, 12h36 - Publicado em 15 set 2017, 10h57
Japoneses observam telão em Tóquio que mostra a trajetória dos mísseis apontados para o Japão e provenientes da Coreia do Norte - 29/08/2017 (Toshifumi KITAMURA/AFP)
Continua após publicidade
O ministro japonês da Defesa afirmou nesta sexta-feira, 15, que Coreia do Norte tinha Guamem mente ao disparar um novo míssil balístico. A conclusão foi feita ao explicar que o alcance do artefato tinha autonomia suficiente para atingir o território americano do Pacífico.
O míssil percorreu uma distância de 3.700 quilômetros e sobrevoou o norte do Japão, antes de cair no oceano, a quase 2.000 quilômetros ao leste da costa da ilha de Hokkaido.
“É um alcance que permite atingir Guam”, que fica a 3.400 km da Coreia do Norte, afirmou o ministro Itsunori Onodera. “Não podemos adivinhar as intenções do país, mas, levando em consideração as declarações anteriores, penso que era o alvo que tinham em mente”, disse.
Em agosto, o regime norte-coreano ameaçou publicamente lançar quatro mísseis nas proximidades da ilha americana.
Continua após a publicidade
Onodera advertiu que a Coreia do Norte seguirá realizando ações similares, como anunciou o Kim Jong-un depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou, no início da semana, novas sanções contra o país asiático. Esta é a segunda vez em menos de um mês que um míssil norte-coreano sobrevoa o arquipélago japonês.
1/14 Baía de Tumon, Guam (iStockphoto/Getty Images)
2/14 Movimentação de turistas no distrito turístico de Tumon, na ilha de Guam, território dos Estados Unidos no Pacífico - 10/08/2017 (Erik De Castro/Reuters)
3/14 Turistas se divertem na praia de Tumon, na ilha de Guam, território dos Estados Unidos no Pacífico - 10/08/2017 (Erik de Castro/Reuters)
4/14 Imagem de satélite da Ilha de Guam no Pacífico (Earth Observatory/Nasa)
5/14 Vista geral da cidade de Tamuning na ilha de Guam (Robert Tenorio/AFP)
6/14 Vista da Baía De Tumon, na Ilha de Guam (Sgt. Angelita M. Lawrence/U.S. Air Force)
7/14 Vista aérea da base naval americana, na Ilha de Guam (U.S Navy/Reuters)
8/14 Turistas aproveitam praia na Ilha de Guam (Mar-Vic Cagurangan/AFP)
9/14 O navio americano USS Carl Vinson chega à Ilha de Guam (Specialist 2nd Class Allen Michael/U.S. Navy)
10/14 Missão humanitária na Ilha de Guam (2nd Lt. Jake Bailey/U.S. Air Force)
11/14 Turistas aproveitam praia na Ilha de Guam (Mar-Vic Cagurangan/AFP)
12/14 O bombardeiro americano Rockwell B-1 Lancer durante uma missão militar, na Ilha de Guam (Gerald Willis/ US Air Force/AFP)
13/14 O navio USS Frank Cable passa pela Ilha de Guam (Specialist 2nd Class Jeremy Starr/U.S. Navy)
14/14 Aviões da Força Aérea dos EUA e do Japão durante um exercício militar na base aérea de Anderse, na Ilha de Guam (Staff Sgt. Angelita M. Lawrence/U.S. Air Force)
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.