Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Israel nega acordo para cessar-fogo em Gaza e reabertura de fronteira

Gabinete de Netanyahu contrariou fontes de segurança egípcias e afirmou que 'não há trégua e ajuda humanitária em troca da retirada de estrangeiros'

Por Da Redação
Atualizado em 16 out 2023, 11h30 - Publicado em 16 out 2023, 06h43

Pouco tempo depois de fontes de segurança egípcias dizerem à agência de notícias Reuters que Egito, Israel e EUA teriam concordado com um cessar-fogo no sul da Faixa de Gaza nesta segunda-feira, 16, para a reabertura da fronteira em Rafah, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, negou.

“Atualmente, não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada de estrangeiros”, afirmou um comunicado do gabinete de Netanyahu.

De acordo com a Reuters, o acordo teria início às 9h no horário local (3h, de Brasília) desta segunda, e a fronteira ficaria aberta até as 17h no horário local (11h, de Brasília).

O acordo permitiria a saída de estrangeiros de Gaza, como é o caso do grupo de cerca de 30 brasileiros que aguarda a abertura da fronteira desde sábado 14, além da chegada de ajuda humanitária à região atacada por forças israelenses.

Continua após a publicidade

Apesar da negativa de Israel, o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, disse em entrevista à GloboNews no domingo que espera que o governo egípcio reabra a fronteira nesta segunda. Já o secretário de Estado americano, Antony Blinken, chegou a dizer que a passagem em Rafah seria reaberta, sem especificar quando. Além de brasileiros, existem cidadãos de outras nacionalidades aguardando na cidade.

Até o momento, a guerra entre Israel e Hamas que eclodiu no sábado retrasado, 7, matou cerca de 4.150 pessoas, sendo 2.750 na Faixa de Gaza e 1.400 em território israelense.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.