Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Israel diz que pode atacar Irã após ameaça renovada do aiatolá

Chanceler israelense prometeu devolver na mesma moeda se Teerã fizer ataque direto ao território do país

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h24 - Publicado em 10 abr 2024, 09h09

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, declarou nesta quarta-feira, 10, que as Forças de seu país lançariam um ataque direto contra o Irã caso a República Islâmica bombardeasse Israel com um projétil vindo de dentro do território iraniano. Por enquanto, apenas facções islâmicas apoiadas pelo regime de Teerã, como o Hezbollah, do Líbano, e os hutis, do Iêmen, atacaram o Estado judeu.

A declaração ocorreu em um momento de tensões elevadas entre os dois países, após um ataque israelense à embaixada do Irã na Síria matar generais do braço de elite da Guarda Revolucionária Iraniana, as Forças Qud.

“Se o Irã atacar a partir do seu território, Israel responderá e atacará o Irã”, disse Katz numa publicação no X, antigo Twitter, em farsi e hebraico.

Ele fez a publicação depois que o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reiterou na manhã desta quarta-feira a promessa de retaliação contra Israel, devido ao bombardeio à embaixada em Damasco, no início deste mês.

O discurso de Khamenei ocorreu durante uma cerimônia religiosa que celebrou o fim do mês sagrado muçulmano, o Ramadã, dizendo que o ataque aéreo israelense contra a embaixada era um “erro” e semelhante a um ataque ao território iraniano.

Teerã responsabilizou Tel Aviv pelo ataque, que matou 12 pessoas. Israel não reconheceu a autoria dos disparos. Mas disse estar se preparando para uma resposta iraniana — o que seria uma escalada significativa, já que o regime da República Islâmica costuma operar nas sombras, por meio de facções alinhadas ao sentimento anti-Israel.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.