Israel divulga imagem de foguete que teria sido lançado pelo Irã durante cessar-fogo
Embaixada de Israel no Reino Unido acusou Teerã de violar a trégua anunciada na véspera por Trump

A Embaixada de Israel no Reino Unido acusou nesta terça-feira, 24, o Irã de violar o cessar-fogo anunciado na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e publicou a imagem de um foguete que teria sido disparado pelo país após o início da trégua.
“Este é um foguete disparado contra o norte de Israel — não durante a guerra, mas durante um chamado cessar-fogo. O Irã continua a mostrar sua verdadeira natureza como um estado terrorista e uma ameaça regional”, escreveu a Embaixada de Israel no X, antigo Twitter.
A embaixadora de Israel no Reino Unido, Tzipi Hotovely, também se manifestou, compartilhando a foto de uma criança sendo resgatada dos escombros após um bombardeio contra Israel. “O Irã violou o cessar-fogo mais uma vez. É evidente que este não é um regime que busca a paz, mas sim espalhar terror, morte e destruição”, disse ela.
Iran has violated the ceasefire once again. It is clear this is not a regime seeking peace, it seeks only to spread terror, death & destruction.
The image of an Israeli child in pyjamas rescued from the rubble this morning shows the horror of the Iranian regime’s ongoing… pic.twitter.com/Wf8NfvhEaf
— Tzipi Hotovely (@TzipiHotovely) June 24, 2025
Troca de acusações
Irã e Israel trocaram acusações de violações dos termos do cessar-fogo anunciado por Trump na segunda-feira. Autoridades em Tel Aviv denunciaram primeiro que as forças iranianas conduziram ataques contra seu território, o que Teerã negou. Depois do ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciar uma retaliação ao país inimigo, um telefonema do chefe da Casa Branca fez o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reduzir o número de alvos atingidos. O Irã, por sua vez, afirmou que Israel, com isso, quebrou a trégua.
Trump denunciou ambos países por violações e, num telefonema com Netanyahu depois dos ataques retaliatórios, deu um puxão de orelha no líder israelense – que se justificou dizendo que um bombardeio iraniano não poderia ficar sem resposta. O presidente americano, porém, reiterou que o cessar-fogo “está em vigor”.
Segundo comunicado do gabinete de Netanyahu, antes do início da trégua, marcado para as 7h00 locais desta terça (1h00 em Brasília), Israel atacou o coração de Teerã “violentamente” às 3h00 locais, atingindo alvos do regime e eliminando “centenas” de membros da Basij, uma milícia paramilitar voluntária fundada pelos aiatolás, e das forças de segurança iranianas.
Pouco antes das 7h00, antes do cessar-fogo entrar em vigor oficialmente, o Irã respondeu com uma saraivada de mísseis, um dos quais matou quatro israelenses em Bersheva. De acordo com autoridades israelenses, porém, às 7h06, as forças iranianas lançaram um míssil contra seu país e, às 10h25, mais dois mísseis adicionais.
“Esses mísseis foram interceptados ou caíram em áreas abertas, sem causar vítimas ou danos”, afirmou o comunicado do gabinete de Netanyahu.
Segundo o texto, a Força Aérea de Israel então disparou, “em resposta às violações do Irã”, destruindo uma instalação de radar perto de Teerã.