Israel apaga post de homenagem a papa Francisco em conta oficial do X
Em mensagem de Páscoa no dia anterior à sua morte, pontífice havia criticado guerra em Gaza por morte e destruição 'terríveis'

O Estado de Israel publicou, e então apagou, uma postagem em homenagem ao papa Francisco, que faleceu na manhã desta segunda-feira, 21. Algumas figuras do governo israelense também se manifestaram, mas o único posicionamento oficial unificado havia sido o breve post na conta oficial do país no X, antigo Twitter.
A mensagem dizia: “Descanse em paz, papa Francisco. Que sua memória seja uma bênção.”

Não ficou claro porque o post foi deletado. Mas antes que sumisse do feed, uma avalanche de críticas ao governo israelense tomou conta da seção de comentários – manifestações que continuaram mesmo após a postagem ser apagada.
Usuários questionaram a homenagem, uma vez que papa Francisco teceu duras críticas à ofensiva de Israel contra o Hamas, que provocou uma grave crise humanitária na Faixa de Gaza ao longo de um ano e meio de guerra. Em uma ocasião, o pontífice chegou a usar a palavra “terrorismo” para definir os ataques que atingem a população civil – estima-se que mais de 50 mil palestinos tenham morrido desde o início do conflito, em outubro de 2023.
Sua última mensagem ao público antes de morrer, inclusive, foi um pedido por paz no Oriente Médio. No discurso do Domingo de Páscoa, que foi lido em voz alta pelo arcebispo Diego Ravelli à Praça de São pedro, denunciou o “terrível conflito” em Gaza, que “continua a causar morte e destruição e a criar uma situação humanitária dramática e deplorável”.
“Apelo às partes em conflito: declarem um cessar-fogo, libertem os reféns e venham em auxílio de um povo faminto que aspira a um futuro de paz!”, disse o recado do papa. “Diante da crueldade dos conflitos que envolvem civis indefesos e atacam escolas, hospitais e trabalhadores humanitários, não podemos nos dar ao luxo de esquecer que não são alvos que são atingidos, mas pessoas, cada uma delas dotada de alma e dignidade humana”, completou.
Usuários do X também ironizaram a homenagem do presidente de Israel, Isaac Herzog. Em um post, ele desejou que sua memória “continue a inspirar atos de bondade, unidade e esperança”.
“Envio minhas mais profundas condolências ao mundo cristão e, especialmente, às comunidades cristãs em Israel – a Terra Santa – pela perda de seu grande pai espiritual, Sua Santidade o Papa Francisco. Homem de profunda fé e compaixão sem limites, ele dedicou sua vida a ajudar os pobres e a clamar pela paz em um mundo conturbado. Ele, com razão, via grande importância em fomentar laços fortes com o mundo judaico e em promover o diálogo interreligioso como um caminho para maior compreensão e respeito mútuo”, afirmou Herzog.
Um usuário se queixou: “Guarde suas condolências. Vocês bombardeiam igrejas no domingo e depois tuitam bênçãos na segunda.”