Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Investigado por corrupção e fraude, Uribe renuncia ao Senado na Colômbia

Ex-presidente é investigado por manipulação de testemunhas, suborno e fraude processual; ele havia assumido o cargo há quatro dias

Por Da Redação
Atualizado em 24 jul 2018, 21h23 - Publicado em 24 jul 2018, 20h33

Presidente da Colômbia entre 2002 e 2010, Álvaro Uribe anunciou nesta terça-feira (24) sua renúncia ao cargo de senador. Ele é alvo de uma investigação da Suprema Corte do país por suborno e fraude processual.

“A Suprema Corte me convocou para prestar depoimento. Não me ouviram previamente. Sinto-me moralmente impedido de ser senador, enviarei minha carta de renúncia para que a minha defesa não interfira nas tarefas do Senado”, escreveu Uribe no Twitter.

Pouco depois, o político publicou outra mensagem na rede social destinada ao presidente da Casa, Ernesto Macías, na qual apresenta sua renúncia e pede que seja aceita.

A Suprema Corte explicou em comunicado que obteve “provas que levaram à abertura de uma investigação formal” contra Uribe e também contra o senador Álvaro Hernán Prada “para que respondam pelos crimes de suborno e fraude processual”. Os dois são filiados ao partido Centro Democrático.

Continua após a publicidade

A investigação está relacionada a um processo que o próprio Uribe moveu em 2012 contra o senador Iván Cepeda, do partido de esquerda Polo Democrático Alternativo (PDA).

O ex-presidente o acusou de usar provas falsas e tentar convencer ex-paramilitares presos a prestarem depoimentos que o incriminassem por atividades ilegais envolvendo as facções às quais os detentos pertenciam no departamento (estado) de Antioquia.

No dia 17 de fevereiro, porém, a Suprema Corte não só rejeitou a abertura de um inquérito contra Cepeda, como pediu uma investigação sobre Uribe pela mesma acusação que ele havia feito: manipulação de testemunhas, mas para prejudicar Cepeda.

Continua após a publicidade

Uribe, que em 11 de março foi reeleito senador com a maior votação da história do pleito para o cargo na Colômbia, havia assumido o posto em 20 de julho.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.