“Incompetentes”: Trump critica resposta de políticos aos incêndios em LA
Aos menos 32 estão mortos ou desaparecidos

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump chamou de incompetentes os políticos por trás da ação para cessar os focos de incêndio que atingem a cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia.
A postagem foi feita neste domingo, na rede Truth Social. “Os incêndios ainda estão acontecendo em Los Angeles. Os políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los. Milhares de casas magníficas se foram, e muitas outras logo serão perdidas. Há morte por todo lugar”, ele escreveu. “Esta é uma das piores catástrofes da história do nosso país. Eles simplesmente não conseguem apagar os incêndios. O que há de errado com eles?”
Essa não é a primeira crítica que os oficiais recebem. De acordo com o New York Times, desde que os incêndios começaram, na última terça-feira, 7, a população tem criticado as autoridades locais e estaduais pela falta de preparo e por permitirem que as labaredas tomassem grandes proporções tão rapidamente.
Trump já havia tecido críticas aos políticos. Na quarta-feira, ele acusou o governador da Califórnia Gavin Newsom pelos esforços falhos em lidar com o incêndio, sugerindo que ele priorizara medidas ambientais em detrimento da segurança da população. Newson negou a acusação e disse que o presidente eleito estava tentando politizar a tragédia.
Quase uma semana após o início do desastre, os incêndios já vitimaram ao menos 16 e um número igual de pessoas seguem desaparecidas. A expectativa, segundo o xerife Robert Luna, é a de que essa contagem certamente vai crescer.