Hamas lança foguetes em Tel Aviv e Jerusalém durante sessão no parlamento
Uma mulher ficou 'moderadamente ferida' após ser atingida por destroços de um dos foguetes; deputados precisaram buscar refúgio em bunker
O braço militar do grupo militante palestino Hamas lançou mais foguetes contra Tel Aviv e Jerusalém, as duas principais cidades israelenses, nesta segunda-feira, 16. Os disparos interromperam uma sessão do Parlamento, obrigando deputados israelenses a se abrigarem em bunkers, e são vistos como uma retaliação contra os ataques de Israel a civis na Faixa de Gaza.
De acordo com a mídia local, um dos foguetes atingiu o distrito de Holon, em Tel-Aviv, deixando uma mulher ferida. Ela teria se machucado depois que destroços do mísseis caíram em uma rodovia. Policiais interditaram o local e inspecionaram a existência de detritos adicionais.
+ Governo Lula estende operação para resgatar brasileiros em Israel
Além disso, a polícia alertou os moradores da área a não se aproximarem de locais de impactos de foguetes, permanecendo em áreas protegidas, e não tocarem em detritos que possam conter material explosivo. As forças de segurança também pediram que qualquer descoberta de destroços de foguetes fosse relatada às autoridades.
Nas redes sociais, moradores de Tel Aviv publicaram vídeos dos foguetes sobrevoando a cidade. Anteriormente, testemunhas também relataram ter ouvido estrondos das explosões de foguetes em Jerusalém.
An Direniş Tel-Aviv'i vuruyor! pic.twitter.com/12IW4dpS5e
— İslam ASALYA ( 2. hesap) (@haberi_isra) October 16, 2023
O braço armado do grupo terrorista afirmou que o objetivo dos novos ataques é retaliar pelos bombardeios contra civis na Faixa de Gaza, administrada pelo Hamas, que está sob cerco total, e investidas aéreas desde que os palestinos realizaram o ataque-surpresa contra Israel há uma semana.
Além disso, pouco após uma fala do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao Knesset, parlamento israelense, a sessão teve de ser interrompida por cerca de 40 minutos devido aos foguetes palestinos, segundo jornais locais, para que parlamentares fossem transferidos para um bunker.
Sirenes de ataque aéreo soaram em Jerusalém, onde está o Knesset, e também em Tel Aviv, devido ao lançamento de foguetes nessas direções.
A sessão desta segunda-feira deve abordar dois assuntos principais: a suspensão de eleições municipais marcadas para o final de outubro, agora afetadas pela guerra, e as condições de lotação das celas que reúnem presos palestinos.