Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Hamas executa três palestinos por assassinato de comandante

Organizações de direitos humanos criticaram as execuções e informaram que as confissões foram extraídas dos palestinos à força

Por Da redação
25 Maio 2017, 18h49

Três palestinos condenados pelo assassinato de um comandante militar do Hamas em março foram executados pelo grupo terrorista nesta quinta-feira, na Faixa de Gaza. Cerca de 2.000 pessoas, incluindo uma centena de jornalistas, foram autorizadas a ver as execuções em uma delegacia de polícia, enquanto centenas de curiosos, incluindo crianças, se aglomeravam nas ruas ao redor.

Mazen Faqha, comandante do braço armado do Hamas, morreu em 24 de março a tiros, num ousado ataque à queima-roupa. Os líderes do Hamas imediatamente acusaram Israel pelo assassinato e lançaram uma investigação febril para encontrar os autores dos disparos.

Ashraf Abu Leila, de 38 anos, foi condenado por assassinato e enforcado. O mesmo aconteceu com Hisham Al-Alul, de 42 anos, acusado de colaborar com o inimigo sionista. O terceiro homem, Abdullah Al-Nashar, de 38 anos, foi fuzilado porque era um oficial da guarda presidencial de Mahmud Abbas, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que governa partes da Cisjordânia.

A condenação à pena de morte foi emitida no domingo por um “conselho de guerra” formado por terroristas do Hamas. Na semana passada, o tribunal militar divulgou um vídeo com as confissões dos três palestinos. Nas gravações, os homens reconheciam um atrás do outro terem colaborado por anos com o Shin Bet, o serviço secreto israelense.

Organizações de direitos humanos denunciaram as execuções e afirmaram que as confissões foram extraídas dos palestinos à força. A Human Rights Watch (HRW) classificou a pena capital como “intrinsecamente cruel e sempre incorreta”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.