Hamas divulga nova lista de reféns israelenses a serem libertados
Quatro mulheres do exército de Israel serão trocadas por prisioneiros palestinos neste sábado, 25

O grupo terrorista palestino Hamas anunciou nesta sexta-feira, 20, os nomes de quatro mulheres das Forças Armadas israelenses a serem libertadas neste sábado, 25, como parte do acordo de trégua em Gaza. As reféns serão trocadas por prisioneiros palestinos detidos em Israel, enquanto combatentes e soldados mantêm o cessar-fogo em vigor no enclave.
Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag seriam libertadas no sábado, informou o grupo.
A troca, que deve começar na tarde de sábado, é a segunda desde o início do cessar-fogo. A primeira ocorreu no último domingo 19, quando três mulheres israelenses e 90 prisioneiros palestinos foram libertadas, após mais de 15 meses de conflito.
Na primeira fase de seis semanas da trégua em Gaza, Israel concordou em libertar 50 prisioneiros para cada mulher das forças militares libertada. Isso sugere que 200 palestinos deixarão a prisão no sábado.
Após o acordo entre Israel e Hamas entrar em vigor no domingo, quando três reféns foram recuperadas, autoridades israelenses estimam que ainda há 94 pessoas em cativeiro em Gaza, entre elas vivos e mortos.

O acordo de cessar-fogo, elaborado após meses de negociações mediadas pelo Catar, Egito e Estados Unidos, interrompeu os combates pela primeira vez desde uma trégua que durou apenas uma semana em novembro de 2023.
Na primeira fase, o Hamas concordou em libertar 33 reféns em troca de centenas de prisioneiros palestinos mantidos em prisões israelenses. Em uma etapa seguinte, os dois lados negociariam a troca dos reféns restantes e a retirada das forças israelenses de Gaza, reduzida a ruínas após 15 meses de combates e bombardeios israelenses.