Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Haaland é ‘embaixador do bacalhau’ para a Noruega no G20

Atacante do Manchester City e da seleção norueguesa 'aparece' em evento do consulado que contou com cardápio à base do peixe nacional

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 nov 2024, 08h27 - Publicado em 18 nov 2024, 08h25

Erling Haaland, jogador do Manchester City e da seleção da Noruega, é considerado hoje um dos melhores atacantes do futebol mundial. Mas sua presença ilustre na cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que reúne nesta segunda-feira, 18, e na terça-feira, 19, os líderes das vinte maiores economias do mundo, foi por motivo completamente distinto. Na reunião, o Cometa Haaland é “embaixador do bacalhau” norueguês.

A delegação da Noruega veio ao Rio para o evento na condição de convidada. Não faz parte do grupo, mas nutre com o Brasil uma relação relevante: depois da China e Estados Unidos, somos o terceiro maior parceiro comercial dos noruegueses. E no centro dessa relação está o bacalhau.

+ ‘Ucrânia tem direito de se defender’, diz premiê norueguês sobre ataques à Rússia

Em tamanho real, Haaland de papelão faz propaganda do bacalhau norueguês. 17/11/2024 -
Em tamanho real, Haaland de papelão faz propaganda do bacalhau norueguês. 17/11/2024 – (Amanda Péchy/VEJA)

O bacalhau norueguês representa atualmente 65% de participação no mercado brasileiro, com exportação de 19 mil toneladas por ano, o que equivale a 1,3 bilhão de coroas norueguesas. Neste ano, o Festival do Bacalhau da Noruega chegou ao Rio em 14 de novembro, e vai até 1º de dezembro. No coquetel que recebeu o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, na Praia do Flamengo, o cardápio incluiu salada de batatas com bacalhau, salada de grão-de-bico com bacalhau, quiche de bacalhau, creme de bacalhau, folhado de bacalhau, bolinho de bacalhau, fricassê de bacalhau, tartare de bacalhau com rosbife, entre outros.

Continua após a publicidade

+ Aliança Global contra a Fome já tem adesão de todo o G20 e alcança 80 países

“A relação Brasil-Noruega começou lá em 1842, quando um barco chegou à costa brasileira trazendo bacalhau norueguês e voltou levando café”, afirmou Mette Tangen, cônsul geral da Noruega durante discurso em um evento do consulado do Rio de Janeiro no domingo 17. “Agora, a relação também se incrementa pelo amor ao futebol”, completou, apontando para um Haaland de papelão em tamanho real, em meio a risos da plateia.

Tangen, despida das formalidades do discurso, também falou a VEJA que uma das maiores irritações dos noruegueses, quando visitam o Brasil, é escutar que o bacalhau é uma iguaria portuguesa. “Nós somos os originais”, brincou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.