Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Forças russas atacam torre de TV em Kiev, diz governo ucraniano

Ofensiva avança contra os locais de serviços de segurança da capital

Por Da Redação
Atualizado em 1 mar 2022, 14h02 - Publicado em 1 mar 2022, 06h51

Após o ataque ao centro de Kharkiv, que atingiu o prédio do governo da segunda maior cidade da Ucrânia, a Rússia informou, segundo as agências de notícias locais Tass e RIA, que vai avançar contra os locais de serviços de segurança da capital Kiev, nesta terça-feira, 1º.

Segundo o governo russo, a ofensiva serviria para evitar “ataques de informação” contra o país de Vladimir Putin. As agências de notícias informam ainda que o Kremlin pediu para que as pessoas perto desses locais de Kiev se afastem.

De acordo com o governo ucraniano, forças russas atacaram torre de TV em Kiev e cinco pessoas morreram. O assessor do Ministério do Interior do país, Anton Herashchenko, confirmou a informação em suas redes sociais.

Em meio ao avanço militar russo à capital, a embaixada da Ucrânia no Vaticano pediu ao governo da Rússia que não destrua a Catedral de Santa Sofia, em Kiev, o que poderá acontecer nas próximas horas, de acordo com informações recolhidas pelos serviços de inteligência ucranianos.

“Segundo dados dos serviços de inteligência, os russos estão preparando um ataque aéreo contra a Catedral de Santa Sofia, em Kiev, Patrimônio Mundial da Unesco”, escreveu a embaixada em sua conta no Twitter, afirmando que o templo, do século XI, é “a pérola da Ucrânia”.

Ainda segundo a Tass, representantes de Rússia e Ucrânia vão se encontrar nesta quarta-feira, 2, para uma segunda rodada de negociações com o objetivo de tentar interromper os conflitos. A primeira conversa ocorreu na segunda 28 e não houve avanços. A Tass citou uma fonte da Rússia.

Continua após a publicidade

MÍSSIL EM KHARKIV

O centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por mísseis nesta terça-feira, 1º, sexto dia da invasão da Rússia ao país. Um dos alvos foi o prédio do governo, localizado na principal praça no centro da região. O anúncio foi feito pelo governador da região Oleg Synegubov e confirmado pelo comando de operações ucraniano. Forças russas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky chamou a ofensiva de ‘terrorismo de Estado’ e pediu reconhecimento da comunidade internacional a isso. “O objetivo do terror é nos quebrar, é quebrar a nossa resistência”, disse em vídeo. Para ele, Kiev e Kharkiv são os principais alvos da Rússia no momento.

Segundo a agência Interfax, os ataques também teriam atingido parte de uma área residencial da cidade. Autoridades ucranianas dizem que ao menos dez pessoas morreram e vinte ficaram feridas após o bombardeio.

“Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa”, afirmou Synegubov. “Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil”, acrescentou.

Continua após a publicidade
Míssil atinge prédio do governo de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia - 01/03/2022 -
Momento da explosão no prédio do governo de Kharkiv – 01/03/2022 – (twitter/DmytroKuleba/Reprodução)
Carro destruído após ataque da Rússia ao centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia - 01/03/2022 -
Carro destruído após ataque da Rússia ao centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia – 01/03/2022 – (SERGEY BOBOK/AFP)

De acordo com o jornal inglês The Guardian, a intenção do ataque era matar o governador e sua equipe. Moradores relataram ainda disparos na noite de segunda-feira e na manhã desta terça.

No Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, publicou imagens da explosão do prédio e dos destroços. O chanceler afirmou que o mundo “pode e deve fazer mais” e pediu o “isolamento completo” do país.

Continua após a publicidade

Kharkiv conta com cerca de 1,4 milhão de habitantes e fica próxima da fronteira com a Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.