Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Grupos palestinos se reúnem em Gaza em busca de reconciliação

Primeiro-ministro Rami al-Hamdallah comandou encontro com lideranças do Fatah e Hamas em busca de criação de governo unificado na Palestina

Por Da redação
Atualizado em 4 out 2017, 11h59 - Publicado em 4 out 2017, 10h49

O primeiro-ministro palestino, Rami al-Hamdallah, comandou nesta terça-feira o encontro do gabinete palestino na Faixa de Gaza em uma ação em direção à reconciliação entre o Fatah, legenda do presidente Mahmoud Abbas, que governa a Autoridade Palestina a partir da Cisjordânia, e o grupo islâmico Hamas. É a primeira reunião dos grupos em três anos.

“Hoje, nós estamos diante de um importante momento histórico, pois começamos a superar nossas feridas, colocar nossas diferenças de lado e focar no interesse nacional acima de todo o resto”, disse Hamdallah. O Hamas tomou Gaza, em 2007, no confronto com forças do Fatah e, desde então, governa o enclave de dois milhões de pessoas. O processo de reconciliação está sendo monitorado e promovido por uma delegação do Egito.

Em setembro, o Hamas anunciou que estava de acordo com as demandas feitas por Abbas para um governo unificado palestino. “Pode haver algumas dificuldades no caminho, mas nós iremos concluir a reconciliação, independentemente do custo”, disse o chefe do grupo islâmico, Ismail Haniyeh. Em entrevista a rede de notícias Al Jazeera, um porta-voz do Hamas declarou que o processo de unificação vem do desejo popular. “Dessa vez, ambos os partidos falam sério sobre tornar a reconciliação e um governo de unidade um projeto duradouro”, comentou Hazem Qassem.

Continua após a publicidade

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou contra o engajamento em “reconciliações fictícias” e se referiu ao financiamento iraniano para o Hamas, que lutou três guerras com Israel desde 2008. A última tentativa de reconciliação entre o Hamas e o Fatah aconteceu em 2014, mas foi interrompida pelo conflito entre Israel e Gaza naquele ano.

(Com Reuters) 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.