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Governo do México lança própria marca de chocolate para promover ‘bem-estar’

Produtos são naturais, sem aromatizantes artificiais ou adoçantes sintéticos, e utilizam apenas açúcar de cana

Por Paula Freitas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 jul 2025, 16h48

O governo do México lançou uma curiosa (e doce) novidade no mercado nesta sexta-feira, 11: os chocolates Bem-Estar, nas versões em barra, em pó e para bebidas. Os produtos são naturais, sem aromatizantes artificiais ou adoçantes sintéticos, e utilizam apenas açúcar de cana. A iniciativa não é subsidiada pela administração de Claudia Sheinbaum. O governo, na realidade, compra o cacau de comunidades indígenas, e o vende sem intermediários. Trata-se, portanto, de um sistema autossustentável.

“É um produto saudável e de alta qualidade que fornece energia sem açúcar processado. Um chocolate de exportação ao alcance de todos”, disse a chefe da iniciativa governamental Food for Well-being (algo como “Alimento para o Bem-estar” em português), María Luisa Albores. “O cacau representa um patrimônio cultural, um símbolo de identidade e um patrimônio vivo das comunidades, com muitos benefícios para a nossa saúde.”

Ao todo, foram investidos 34 milhões de pesos (mais de 7,2 milhões) na compra de mais de 160 toneladas de cacau, de forma a beneficiar 1.803 pessoas, entre elas 1.567 são agricultores do programa Sembrando Vida (Semeando Vida, em português) — um programa que “busca alcançar comunidades sustentáveis, baseado em componentes sociais, econômicos e ambientais”, de acordo com o governo.

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Composição do chocolate

A barra é feita por 50% de cacau, 35% de açúcar de cana natural e nenhum aromatizante artificial, enquanto o chocolate para bebidas contém 35% de cacau, cerca de 30% a mais do que outros produtos do mercado. Os rótulos, contudo, advertem que os produtos têm “excesso de gordura” e “excesso de açúcar”. Albores explicou que o açúcar é natural, por ser da cana, e que a gordura é resultado da manteiga do cacau, cuja gordura é considerada saudável, especialmente em comparação às saturadas.

  • Barra de chocolate: 20 gramas, com 50% de cacau (40% de pasta de cacau e 10% de manteiga de cacau), 35% de açúcar de cana, sem aditivos. Por 14 pesos (R$ 4,20)
  • Chocolate em pó: Contém 30% de cacau e 8,8% de vitaminas e minerais. Por 38 pesos (R$ 11,40)
  • Chocolate para bebidas: Feito com 35% de cacau e canela da Semeando Vida. Preço: 96 pesos (R$ 28,80)

As mercadorias serão distribuídas em mais de 27.000 Lojas de Bem-Estar ao redor do pais, alcançando áreas rurais onde não há grandes redes varejistas. O lançamento faz do programa Produção para o Bem-Estar, vinculado ao Semeando Vida, que beneficia mais de 2 milhões de produtores com menos de cinco hectares.

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