Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo britânico ganha votação parlamentar sobre o Brexit

Câmara dos Comuns rejeitou uma emenda à lei do Brexit que dava ao Parlamento capacidade de vetar o desfecho das negociações com a União Europeia

Por Da Redação
12 jun 2018, 20h24

A primeira-ministra  do Reino Unido, Theresa May, evitou, nesta terça-feira (12), que o Parlamento tivesse a última palavra sobre o Brexit, após fazer concessões aos deputados conservadores pró-europeus.

A Câmara dos Comuns rejeitou, por 324 a 298, uma emenda à lei do Brexit que dava ao Parlamento capacidade de vetar o desfecho das negociações com Bruxelas. A proposta era motivada pelo temor de que o país saísse da União Europeia sem um acordo.

A concessão de May para discutir as mudanças pode significar que os parlamentares terão mais poder caso ela não consiga assegurar um acordo para o Brexit, possivelmente levando a uma abordagem mais suave para o divórcio do Reino Unido com a Europa.

Apoiadores do Brexit ainda expressam preocupação de que a concessão possa abrir a porta para a UE tentar forçar o Reino Unido a manter os laços mais próximos possíveis com o bloco ao enfraquecer o peso do governo nas conversas. Parlamentares pró-UE elogiaram isso como um sinal de que o governo está desistindo de um Brexit “sem acordo”.

Com as concessões, foi encerrada uma rebelião que teria desafiado a autoridade de May em um momento em que ela está sob crescente pressão para avançar nas conversas estagnadas sobre o Brexit em Bruxelas. Mais cedo, o ministro responsável pela condução da saída do Reino Unido da Europa, David Davis, disse ao Parlamento que uma derrota iria enfraquecer negociações com Bruxelas e alertou parlamentares de que o governo nunca iria permitir que eles “revertessem o Brexit”.

(Com AFP e Reuters) 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.