Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Furacão Beryl chega aos EUA e deixa 2 milhões de texanos sem energia

Rebaixado à categoria 1 e depois a tempestade tropical, fenômeno atingiu o estado americano do Texas com ventos contínuos de 120 km/h nesta manhã

Por Da Redação
8 jul 2024, 15h52

Mais de dois milhões de pessoas ficaram sem energia nesta segunda-feira, 8, após o furacão Beryl atingir o Texas, nos Estados Unidos, informou o portal PowerOutage.us. Com força reduzida em relação à devastação no Caribe, onde deixou 11 mortos, o furacão foi rebaixado à categoria 1 e, por fim, transformado em tempestade tropical, com ventos sustentados de 120 km/h, nesta manhã.

O arrefecimento não foi o suficiente, porém, para conter os estragos no Texas. No domingo, 120 condados emitiram declarações de desastre. Casas e árvores foram derrubadas pelo vento, enquanto chuvas “com risco de morte” provocaram inundações no estado durante o apagão. Acredita-se que, até o momento, Beryl tenha feito duas vítimas nos Estados Unidos, segundo a mídia local: um homem de 53 anos, morto após uma árvore cair no telhado de sua casa, e uma mulher de 74 anos, também em razão de um desabamento no lugar onde morava.

Em meio às enchentes, a polícia de um subúrbio de Houston iniciou resgates aquáticos nesta segunda-feira. Autoridades texanas afirmaram a jornais locais que habitantes apresentaram resistência em abandonarem suas casas, o que aumenta a preocupação com novas vítimas. O governador interino do Texas, Dan Patrick, apelou para que os cidadãos “não ignorem esta tempestade tão séria”.

+ Furacão Beryl avança sobre Cancún e zonas turísticas na costa do México

Continua após a publicidade

Quase 1.000 voos foram cancelados no Aeroporto Intercontinental Bush, o maior da cidade de Houston. O diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Michael Brennan, disse que aqueles que estão no trajeto da tempestade precisam procurar abrigo “pois as condições perigosas persistirão mesmo depois que o olho do furacão Beryl passar”.

“Há um risco muito considerável de inundações repentinas na Costa do Golfo do Texas, no leste do Texas e na região de ArkaTex [Arkansas-Texas]“, acrescentou Brennan.

A intensificação do Beryl marca um início violento e precoce da temporada de furacões no Atlântico, que vai do início de junho ao final de novembro. Cientistas acreditam que as temperaturas extremas ligadas às mudanças climáticas, provocadas pela ação humana, são as principais responsáveis por essa intensificação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.