Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

França vai receber navio de imigrantes recusado pela Itália

Depois de vários dias de incerteza, a embarcação Aquarius atracará no porto de Valência para encaminhar parte dos imigrantes até o território francês

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jun 2018, 16h03 - Publicado em 16 jun 2018, 15h57

O navio Aquarius, da ONG SOS Méditerránee, passou neste sábado em frente à ilha espanhola de Maiorca no seu sétimo dia de navegação, após o resgate de 629 imigrantes no mar. A Espanha que já havia sinalizado positivamente sobre receber os náufragos, anunciou neste sábado (16) que a França vai colaborar e acolher parte dos imigrantes que estão dentro do navio. De acordo com a vice-premiê espanhola, Carmen Calvo, responsável pela operação de acolhimento dos refugiados, o governo aceitou a proposta apresentada pela França, após uma conversa com o embaixador francês em Madri.

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, agradeceu ao mandatário francês, Emmanuel Macron, pela oferta. “Esta é a cooperação com a qual a Europa deve responder à crise imigratória”, disse Sánchez, segundo a mídia local. O navio Aquarius resgatou há uma semana 629 imigrantes no Mar Mediterrâneo. A princípio, a embarcação solicitou autorização à Itália e Malta para desembarcar os passageiros em seus portos, mas o pedido foi negado. A Espanha aceitou dar acolhimento aos 629. O novo governo da Itália, formado pelo partido nacionalista Liga Norte e pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), tem adotado uma política mais restrita à imigração.

A negação da Itália gerou até uma tensão diplomática com a França, que acusou Roma de “cinismo e irresponsabilidade”. Ontem, o premiê italiano, Giuseppe Conte, reuniu-se com Macron, em Paris, na tentativa de amenizar a crise e sugerir novas soluções ao problema imigratório. Mas neste sábado, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, voltou a afirmar que nenhum outro navio de ONG que resgata imigrantes no mar terá autorização para atracar no país.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.