Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

França: Macron sofre revés e perde comandante das Forças Armadas

Disputa ocorreu por causa do anúncio por parte do governo de cortes no orçamento em quase todos os setores

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h52 - Publicado em 19 jul 2017, 09h47

O chefe do Estado-Maior francês, Pierre de Villiers, renunciou ao cargo, nesta quarta-feira, na sequência de atritos com o presidente Emmanuel Macron após críticas feitas pelo militar.

“Nas circunstâncias atuais, considero não estar mais em condições de assegurar a perenidade do modelo de Exército em que acredito para garantir a proteção da França e dos franceses, hoje e amanhã, e apoiar as ambições do nosso país. Portanto, assumi minha responsabilidade, apresentando, neste dia, minha renúncia ao presidente da República, que a aceitou”, escreveu o general De Villiers, em um comunicado.

A possibilidade da saída do chefe do Estado-Maior agitava há dias os círculos militares, depois que ele criticou os cortes orçamentários em Defesa previstos por Macron para 2017.

O governo contempla um corte de 850 milhões de euros no gasto militar deste ano em um contexto geral de reduções, com uma diminuição prevista de 4,5 bilhões de euros no orçamento. Em cinco anos, o presidente quer poupar 60 bilhões de euros.

Continua após a publicidade

“Sempre velei, desde a minha nomeação, por manter um modelo de Exército que garanta a coerência entre as ameaças que pesam sobre França e Europa, as missões do nosso Exército que não param de aumentar e os meios orçamentários necessários para cumprir com eles”, declarou De Villiers, que ocupou o cargo por três anos e meio.

Essa foi a primeira baixa na futura batalha de Macron pelo seu pacote de austeridade. Por ser um outsider que criou um partido político novo, o apoio institucional do presidente francês é mais baixo. As lutas contra os diferentes setores da sociedade contra os cortes devem prosseguir durante o seu mandato.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.