Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Forças Armadas do Irã abrem investigação sobre morte do presidente

Operação está sob comando do vice-coordenador do exército, cujo objetivo é apurar o motivo da queda do helicóptero que transportava Ebrahim Raisi

Por Da Redação
Atualizado em 20 Maio 2024, 16h10 - Publicado em 20 Maio 2024, 15h42

O chefe de Estado das Forças Iranianas, Mohammad Bagheri, ordenou nesta segunda-feira, 20, a abertura de uma investigação sobre a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do ministro das Relações Exteriores, Amir Abdollahian, em um acidente de helicóptero. Segundo a agência de notícias estatal Irna, foi instaurada uma comissão investigadora sob comando do vice-coordenador do exército, Ali Abdollahi.

Os destroços da aeronave só foram encontrados nesta manhã, na encosta de uma montanha na província iraniana de Azerbaijão Oriental. O helicóptero caiu por motivos ainda desconhecidos, mas acredita-se que tenha havido falhas técnicas devido a condições meteorológicas adversas. As equipes de resgate já conseguiram encontrar os corpos de todas as vítimas do acidente, depois de várias horas de busca dificultadas por intensas chuvas e neblina.

+ Quem era Raisi, presidente do Irã morto em acidente de helicóptero

Raisi viajou à província do extremo noroeste iraniano para inaugurar as barragens Qiz Qalasi e Khoda Afarin, um projeto de energia hidrelétrica conjunto com o Azerbaijão. Além do presidente e do ministro das Relações Exteriores, estavam no helicóptero o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o aiatolá Mohammad Ali Al-e Hashem, um importante clérigo xiita e representante do líder supremo Ali Khamenei em Azerbaijão Oriental, bem como o brigadeiro-general do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Mohammad Mehdi Mousavi, o chefe da equipe de segurança do presidente, dois pilotos e um técnico.

Agora, o vice-presidente do país, Mohammad Mokhber, vai assumir o cargo de Raisi de maneira interina. Além disso, o governo iraniano afirmou que Ali Bagheri Kani será o novo chanceler, ele que foi responsável por liderar negociações indiretas com os Estados Unidos sobre questões nucleares e trocas de prisioneiros. O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, proclamou cinco dias de luto público e expressou suas condolências pelo que chamou de “tragédia amarga”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.