Filho de Trump vai à Groenlândia, ilha do Ártico que seu pai quer incorporar aos EUA
Trata-se de uma visita 'pessoal', segundo ele; presidente eleito dos EUA voltou a expressar desejo de comprar região autônoma da Dinamarca

Donald Trump Jr. deve visitar a Groenlândia nesta terça-feira, 7, após seu pai, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reiterado seu desejo de que seu país compre o território autônomo que faz parte da Dinamarca há mais de 600 anos.
Don Jr., como ele é conhecido, disse em um podcast que foi ao ar na segunda-feira, 6, que faria uma “viagem de um dia, muito longa e pessoal” à Groenlândia, mas que não vai “comprar” a enorme ilha do Ártico.
“Não fomos informados sobre a natureza do programa dele e, portanto, esta é uma visita privada”, disse o ministro da Independência e Relações Exteriores da Groenlândia, Mininnguaq Kleist, à agência de notícias Reuters, acrescentando que a estadia do filho de Trump deve durar cerca de quatro a cinco horas.
“Não estamos à venda”
A viagem ocorre menos de um mês após Trump, que toma posse em 20 de janeiro, afirmar que o controle dos Estados Unidos sobre a Groenlândia é uma “necessidade absoluta”, além de ameaçar assumir o comando do Canal do Panamá.
Após o comentário de Trump, o primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, afirmou que a gigantesca ilha não está à venda. “A Groenlândia é nossa. Não estamos à venda e nunca estaremos à venda. Não devemos perder nossa longa luta pela liberdade”, disse ele em um comunicado.
+ Groenlândia não está à venda, diz primeiro-ministro em resposta a Trump
O recente interesse em comprar a ilha ocorre em meio a tensões crescentes entre a Groenlândia e a Dinamarca, devido a revelações de má conduta das autoridades dinamarquesas em relação à governança do território e apelos do primeiro-ministro da Groenlândia pela independência da região autônoma.
Durante seu primeiro mandato, Trump já havia sugerido que os Estados Unidos deveriam comprar a área no Ártico — onde fica a base espacial Pituffik US, estrategicamente importante para os militares americanos.
A Groenlândia é uma região autônoma da Dinamarca desde 2009 e tem cerca de 56.000 habitantes. O país nórdico colonizou o território de 2 milhões de quilômetros quadrados no século XVIII. Aproximadamente 80% da superfície da ilha é coberta de gelo, o que torna a região a fonte de 10% das reservas de água doce do planeta.