Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Explosão mata líder separatista ucraniano pró-Rússia

Kremlin acusa governo da Ucrânia de assassinar Alexander Zacharchenko, líder da autoproclamada República Popular de Donetsk

Por Da redação
Atualizado em 31 ago 2018, 19h51 - Publicado em 31 ago 2018, 16h51

O principal líder separatista pró-Rússia no leste da Ucrânia, Alexander Zacharchenko, foi morto nesta sexta-feira (31) em uma explosão contra uma cafeteria no centro de Donetsk. A Rússia acusou o governo ucraniano de estar por trás do ataque.

“Há fundamentos para pensar que por trás desse assassinato está o regime de Kiev, que em mais de uma ocasião lançou mão de métodos similares para se desfazer dos que discordam”, disse a jornalistas a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

Zacharchenko era o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) e aliado do Kremlin no leste da Ucrânia.

“A comunidade internacional deve exigir e supervisionar uma investigação imparcial deste crime, cometido à vista de cidadãos pacíficos”, afirmou Zakharova.

A diplomata russa acusou o governo ucraniano de apostar no “roteiro do terrorismo, ao invés de cumprir com os Acordos de Minsk (para a paz no leste da Ucrânia) e buscar caminhos de solução para o conflito”.

Continua após a publicidade

As autoridades ucranianas não demoraram a dar sua própria versão do assassinato de Zakharchenko, que dirigia o grande bastião dos separatistas pró-Rússia há quatro anos, praticamente desde o princípio do levante no leste da Ucrânia em abril de 2014.

“A morte de Zakharchenko pode ser resultado de conflitos criminais entre os milicianos, em primeiro lugar relacionado com a distribuição dos negócios. Também não descartamos a tentativa do serviço de inteligência da Rússia de eliminar uma figura tão odiosa”, disse a uma emissora de televisão local Igor Guskov, integrante do alto escalão do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano).

A porta-voz do SBU, Elena Guitlianskaya, garantiu que Zakharchenko foi vítima de “guerras fratricidas” entre as facções que controlam os territórios rebeldes do leste ucraniano.

Continua após a publicidade

Fontes das forças de segurança da RPD revelaram às agências russas que o líder separatista morreu devido a um grave ferimento na cabeça. No atentado ficaram feridas outras três pessoas, entre elas o chamado ministro de Finanças do território rebelde, Aleksandr Timofeyev.

A Agência de Notícias de Donetsk, veículo de informação dos separatistas, noticiou que várias pessoas foram detidas acusadas de envolvimento com o atentado.

A República Popular de Donetsk declarou independência da Ucrânia em 7 de abril de 2014, mas só foi reconhecida pela Ossétia do Sul, que também não é reconhecida pela ONU.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.