Explosão destrói hotel em Havana e deixa desaparecidos e ao menos 4 mortos
Governo trabalha com hipótese de vazamento de gás e, no local, presidente Miguel Díaz-Canel descartou possibilidade de bomba

Uma forte explosão foi registrada nesta sexta-feira, 6, no Hotel Saratoga, no centro de Havana, capital de Cuba. Em publicação no Twitter, a Presidência cubana afirmou, citando o primeiro-secretário do Partido Comunista na capital, Luis Antonio Torres Iríbar, que até o momento há confirmação da morte de quatro pessoas e do desaparecimento de outras 13.
https://twitter.com/PresidenciaCuba/status/1522615901811531776
Na rede social, o governo afirmou que “investigações preliminares indicam que a explosão foi causada por um vazamento de gás” e que “haverá mais detalhes sobre isso em breve”.
Equipes de resgate da polícia e bombeiros estão buscando por sobreviventes nos escombros e o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, está no local e já descartou a possibilidade de a explosão ter sido causada por uma bomba.
À agência de notícias Reuters, uma testemunha disse ter visto muita fumaça e chamas saindo do prédio. Em fotos e vídeos publicados nas redes sociais, inclusive pelo diário oficial do Partido Comunista de Cuba, é possível ver paredes destruídas em vários andares do prédio do hotel.
https://twitter.com/norges14/status/1522599785781465089
Estudantes de uma escola ao lado do prédio foram retirados às pressas do local por temores de danos às estruturas do prédio. Carros e ônibus que estavam perto da explosão foram parcial ou completamente destruídos.
Alguns pontos-chave e edifícios que ficam perto do hotel, incluindo o Capitólio, antiga sede do governo do país, foram isolados pela polícia.
Inaugurado na década de 1930, o Hotel Saratoga, considerado um dos mais luxuosos de Havana, foi reaberto após reforma em 2005 e conta com quase 100 quartos. As diárias giram em torno de 280 dólares e ele voltaria ao funcionamento pleno, depois de restrições pela pandemia, em quatro dias, de acordo com publicação do grupo hoteleiro no Facebook.







