Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-vice assumirá Presidência do Zimbábue após renúncia de Mugabe

O ex-vice-presidente deve retornar nesta quarta ao país para tomar posse na sexta-feira, informou a emissora estatal local

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h43 - Publicado em 22 nov 2017, 10h47

O ex-vice-presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, tomará posse como presidente do país na sexta-feira, afirmou a emissora estatal ZBC nesta quarta-feira. A posse dará fim a 37 anos de governo de Robert Mugabe, que renunciou ao cargo na última terça.

Mnangagwa, que fugiu do país por temer por sua segurança depois que Mugabe o demitiu há duas semanas, aterrissará na base aérea de Manyame, em Harare, nesta quarta-feira, às 18 horas (14h, no horário de Brasília), disse a ZBC.

Mnangagwa era vice-presidente de Mugabe e foi seu braço-direito durante muitos anos, principalmente no início do governo. Uma crise política se iniciou quando Mugabe demitiu Mnangagwa e o mesmo fugiu para a África do Sul. A acusação era que de Mugabe havia demitido seu vice para que sua esposa, Grace, pudesse ocupar a presidência.

A demissão levou o Exército a tomar o poder e condenar Mugabe a prisão domiciliar. De seu exílio, Mnangagwa emitiu uma carta pedindo a renúncia do então presidente e convidando a população a pedir o mesmo. Seu partido, o União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (Zanu-PF, na sigla em inglês) também aconselhou a renúncia, caso contrário seria aberto um processo de impeachment. Mugabe inicialmente se recusou a renunciar.

Continua após a publicidade

A notícia de que ele havia decidido renunciar veio durante o processo de impeachment iniciado no parlamento. Por meio de uma carta, Mugabe anunciou que renunciava voluntariamente para garantir uma transferência de poder suave e pacífica.

Um porta-voz do Zanu-PF anunciou então que Emmerson Mnangagwa assumiria o poder do país até as próximas eleições, que devem acontecer em setembro de 2018.

Continua após a publicidade

A queda do líder de 93 anos foi repentina para um homem antes festejado em toda a África como um herói libertador por conduzir sua nação à independência do Reino Unido, em 1980, após uma guerra.

Nesta terça, porém, multidões comemoraram nas ruas de Harare a notícia de que a era Mugabe havia finalmente terminado. Algumas pessoas exibiam pôsteres de Mnangagwa e do chefe do Exército, general Constantino Chiwenga.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.