Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-diretor da CIA: EUA dizimariam exército de Putin se usar arma nuclear

David Petraeus diz que o líder do Kremlin está 'desesperado' e 'a realidade do campo de batalha que ele enfrenta é irreversível'

Por Da Redação
Atualizado em 3 out 2022, 15h52 - Publicado em 3 out 2022, 12h51

O ex-diretor da CIA e general aposentado do Exército David Petraeus disse no domingo 2 que os Estados Unidos e seus aliados destruiriam os soldados e equipamentos da Rússia na Ucrânia e afundariam sua frota no Mar Negro se o presidente russo, Vladimir Putin, usar armas nucleares no país.

Petraeus afirmou não ter conversado ainda com o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, sobre a provável resposta de Washington à escalada nuclear da Rússia. Mas, em entrevista à emissora ABC News, ele disse que tinha uma “hipótese”.

+ ‘Levamos a ameaça nuclear de Putin muito a sério’, diz Casa Branca

“Só para lhe dar uma hipótese, responderíamos liderando um esforço coletivo da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] que eliminaria todas as forças convencionais russas que podemos ver e identificar no campo de batalha na Ucrânia e também na Crimeia e em todos os navios no Mar Negro”, disse o ex-diretor da CIA.

O aviso vem dias depois de Putin expressar opiniões que muitos interpretaram como uma ameaça de uma guerra maior entre a Rússia e os aliados da Ucrânia no Ocidente.

Continua após a publicidade

+ Putin sobe o tom e dá sinais de que a guerra está longe de acabar

Petraeus lembrou que se a Rússia usasse armas nucleares na Ucrânia, isso não necessariamente arrastaria os Estados Unidos e a Otan para a guerra, porque a Ucrânia não faz parte a aliança militar e uma agressão assim não acionaria o seu Artigo 5, que exige uma defesa coletiva.

No entanto, uma “resposta dos Estados Unidos e da Otan” estaria em ordem, disse ele. O ex-diretor da CIA reconheceu que a probabilidade de que a radiação se estendesse aos países da Otan sob o guarda-chuva do Artigo 5 talvez pudesse ser interpretada como um ataque a um membro da Otan.

Continua após a publicidade

“O outro caso é que isso é tão horrível que tem que haver uma resposta – não pode ficar sem resposta”, afirmou. No entanto, Petraeus acrescentou que é perigoso entrar em uma escalada nuclear, “mas você tem que mostrar que isso não pode ser aceito de forma alguma”.

A autoridade militar americana também disse que, com a pressão crescente sobre Putin após os ganhos ucranianos no leste do país e a resistência à convocação militar dentro da Rússia, o líder de Moscou está “desesperado”.

“A realidade do campo de batalha que ele enfrenta é, eu acho, irreversível”, disse ele. “Nenhuma quantidade de mobilização caótica, que é a única maneira de descrevê-la; nenhum montante de anexação; nenhuma quantidade de ameaças nucleares, mesmo veladas, pode realmente tirá-lo dessa situação específica”, afirmou Petraeus.

Continua após a publicidade

+ Militares convocados pela Rússia são dispensados por falta de habilidades

“Em algum momento, terá que haver reconhecimento disso. Em algum momento, terá que haver algum tipo de início de negociações”, completou. Mas Petraeus alertou que o cenário ainda pode piorar para Putin e para a Rússia, e “mesmo o uso de armas nucleares táticas no campo de batalha não mudará isso em nada”.

O senador Marco Rubio, membro republicano do Comitê de Relações Exteriores do Senado, disse à emissora CNN que Putin tinha duas opções: estabelecer linhas defensivas ou bater em retirada e perder território.

Continua após a publicidade

+ ‘Não acho que Putin esteja blefando’, diz Zelensky sobre armas nucleares

Rubio disse acreditar que é “bastante possível” que Putin possa atacar pontos de distribuição onde suprimentos dos Estados Unidos e aliados estão entrando na Ucrânia, inclusive dentro da Polônia. O senador reconheceu a ameaça nuclear, mas disse que a maior preocupação é “um ataque russo dentro do território da Otan, por exemplo, visando o aeroporto da Polônia ou algum outro ponto de distribuição”.

“A Otan terá que responder a isso”, disse ele.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.