Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-chanceler Celso Amorim é nomeado assessor especial de Lula

Diplomata deve acompanhar o presidente em eventos internacionais, além de manter contato direto com o chanceler Mauro Vieira

Por Da Redação
Atualizado em 5 jan 2023, 11h46 - Publicado em 5 jan 2023, 11h42

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim foi nomeado assessor-chefe da assessoria especial da Presidência da República pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite da quarta-feira 4.

No comando do Itamaraty durante os dois primeiros governos de Lula, Amorim comandou o Ministério da Defesa durante o governo de Dilma Rousseff. Com a nomeação desta semana, Amorim é formalizado como principal assessor para relações internacionais e deve acompanhar o presidente em eventos internacionais, além de manter contato direto com o chanceler Mauro Vieira.

+ Exterior está muito mais complexo que em 2003, diz Celso Amorim

Em conversa com o Radar Econômico, de VEJA, Amorim disse considerar o plano externo atual mais desafiador do que o visto durante o primeiro governo de Lula.

“Em 2003, eu tinha muito claro o que deveria ser feito na área internacional, hoje o mundo está muito mais complexo. Hoje, é necessário reconstruir a multipolaridade, ante duas potências”, afirmou. “Existe uma ameaça cuja consciência sobre ela, hoje, é maior, que é a ameaça das mudanças climáticas”. 

Entretanto, algumas iniciativas antigas de Lula permanecem vivas, como a maior integração entre o Brasil e países latino-americanos, segundo o ex-chanceler. Para ele, a integração da região auxiliaria o país a atuar no mundo mais complexo que descreve.

Continua após a publicidade

A primeira viagem internacional programada do presidente é para a Argentina, já neste mês. O anúncio de um encontro em Buenos Aires foi feito nesta semana pelo presidente argentino, Alberto Fernández.

Além de uma reunião entre os presidentes “para avançar ações concretas e institucionalizar esta relação”, os dois participam em 24 de janeiro de reunião da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.